TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Riachão: Prefeita solta nota sobre acusação de nepotismo no seu governo

A Prefeita Tânia diz estar amparada na Legislação Federal
Diante da denúncia feita ao Tribunal de Contas sobre “nepotismo” em seu governo, a prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Matos, informa que está tomando as providências cabíveis, visto que a acusação não procede, conforme a Legislação Federal.  

A Procuradoria Geral do Município é órgão de assessoramento superior do Executivo Municipal e, por isso, essa tem status de Secretaria Municipal, tendo o Procurador Geral do Município status de Secretário Municipal, conforme dispõe a Lei Municipal de nº 607/09. 
   
Desta forma, é importante destacar que muito embora o conteúdo da Súmula Vinculante n° 13 do Supremo Tribunal Federal de 04 de junho de 2010 faça expressa vedação ao nepotismo no país, não se aplica quando se trata de Secretários Municipais, pois os referidos cargos são de natureza política, portanto, caracterizado como agente político.     

Além disso, a gestora lembra que o assunto já foi em matéria enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário de nº 579.951/RN, e que no Agravo Regimental em Medida Cautelar, a nomeação de irmão de Governador de Estado, Cargo de Secretário de Estado não é nepotismo, pois é ocupante de um cargo político.     

Assim sendo, não há como se fazer interpretação diversa na esfera municipal. O Supremo Tribunal Federal já consignou esse posicionamento em sua jurisprudência, tendo o cargo de Secretário Municipal status de agente político e atribuindo a Lei Municipal status ao Procurador Geral do Município de Secretário, sem dúvida, não há que se falar em nepotismo.     

O que ocorre é que a nomeação de parente para cargo de agente político, diversamente daquela para cargo de agente administrativo, não se presume como nepotismo.     

Portanto, além da lei municipal que dar status de Secretário ao cargo, a própria Constituição do Estado da Bahia dar ao Procurador do Estado o status de Secretário de Estado e a Constituição Federal dar ao cargo de Advogado da União status de Ministro, ou seja, todos são agentes políticos, isto porque, o Supremo Tribunal Federal, através de várias decisões, exclui a regra de nepotismo os agentes políticos, todos aqueles ocupantes destes cargos.     

Embora, o Tribunal tenha divulgado que seus técnicos também identificaram  irregularidades na contratação de empresa, a Prefeita Tânia Matos informa que todo o processo legal de contratação foi cumprido, e que, mesmo o Tribunal de Contas na decisão não tenha mencionado qualquer desvio de conduta com os recursos públicos por parte de sua gestão, a mesma entrará com recurso da multa, pois as irregularidades técnicas encontradas não ocorreram no processo e, sim, o uso dos cumprimentos por parte da Prefeitura. Logo, os provará através de documentação farta em matéria de defesa contra a denúncia, visando a revisão da imputação da multa pelo Tribunal.     

Vale ressaltar que a denuncia em pauta no dia 04/06/2014 trata sobre a contratação por dispensa de licença de empresa para contratação de pessoal, onde de forma estranha, noticiou também, concomitante, matéria sobre nepotismo, a qual RECOMENDA representação ao Ministério Público para afastamento do cargo.     

A decisão, se assim proferida na denuncia, cabe recurso. E conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a maior Corte do Judiciário, sem duvidas esta decisão será revista.     

Da assessoria // Extraído do Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.