TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vozes do semiárido na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

As crianças e os adolescentes são os principais protagonistas do projeto e também do trabalho da rádio.


A hora do intervalo é o momento mais esperado do dia no Colégio Santo Antônio, localizado na comunidade de Barra, município de Ichu. É nesse momento que os/as alunos/as do colégio se divertem e se reúnem para participar da programação da rádio poste do Projeto Comunicação pelos Direitos.  

Uma realização do Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio da Petrobras, o Projeto Comunicação pelos Direitos na região Sisaleira busca através de ações de comunicação contribuir para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes em comunidades rurais de dez municípios do Território do Sisal, sendo eles: Araci, Serrinha, Conceição do Coité, Ichu, Quijingue, Retirolândia, Valente, São Domingos, Queimadas e Nordestina.
Com o envolvimento das comunidades, crianças e adolescentes, educadores/as, comunicadores comunitários e jovens comunicadores/as o Projeto Comunicação pelos Direitos trabalha com ações de educomunicação e tem a rádio poste como uma importante ferramenta de mobilização e participação popular na luta pelos direitos. Na comunidade de Barra, Cíntia Almeida e Jociel Silva são os jovens comunicadores responsáveis pelo funcionamento da rádio poste. São eles que colocam a rádio no ar e junto com a escola articulam ações envolvendo as crianças e os adolescentes e também os moradores.

Quando a rádio está no ar, a alegria e a animação estão garantidas. A comunidade fica atenta a todas as informações transmitidas durante a programação e também as músicas que são tocadas. Com caráter educativo, a programação apresenta desde dicas de saúde e higiene, como comunicados dos moradores, associação, igrejas e também divulgação dos eventos locais.

Vez e voz da comunidade- Localizada a 09 quilômetros da sede do município de Ichu, a comunidade de Barra, antes do Projeto Comunicação pelos Direitos não possuía nenhum veículo de comunicação próprio. Boa parte das notícias e informações que chegavam aos moradores e moradoras eram provenientes dos meios de comunicação situados na sede e também dos grandes veículos de porte regional, estadual e nacional.  Hoje, através da rádio poste, a comunidade é representada e o direito à comunicação é exercido de forma que todos/as podem participar do espaço da rádio, expressar suas ideias, participar e interagir com tudo que é apresentado, como relata a jovem Cintia Almeida. “A rádio poste, têm o papel de dar vez e voz à nossa comunidade. É um meio de comunicação muito forte que contribui tanto para fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes, como também para divulgar as notícias, eventos e também a mobilização comunitária”, diz.

Além do programa diário, apresentado durante os intervalos da escola, a rádio também tem programas apresentados por membros da igreja e de moradores/as. A ideia é que a programação fique cada vez mais organizada e também variada. Existe uma comissão gestora local composta por membros da escola, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, membros do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, comunicadores/as comunitários e associação comunitária, que discutem e planejam o trabalho da rádio.

As crianças e os adolescentes são os principais protagonistas do projeto e também do trabalho da rádio. Elas contribuem na elaboração das pautas dos programas, fazem entrevistas, apresentam trabalhos realizados na escola. Todas as ações são em prol do seu bem estar e do fortalecimento dos seus direitos.

Para Jociel Silva, jovem comunicador, um dos grandes destaques do projeto e do trabalho da rádio é realmente a participação das crianças e dos adolescentes. Eles estão sempre motivados e animados e não há nenhum tipo de timidez ou receio. “Percebemos isso com a alegria deles e também a autoestima. Participam de tudo com prazer e multiplicam as experiências com as famílias e com a comunidade”, afirma.

Cíntia Almeida já é considerada uma jovem liderança na comunidade. As atividades da Igreja Católica e o Projeto Comunicação pelos Direitos contribuíram muito para o seu desenvolvimento e aprendizado. “Confesso que no início do projeto foi desafiador ainda tinha muito receio de te tudo, mas com o decorrer das atividades, fui aprendendo e melhorando algumas habilidades que tinha. Minha família desde o início sempre me apoiou, pois sabia da importância social que o projeto tinha, e que iria contribuir para o meu desenvolvimento intelectual.”, diz.

Recém aprovada no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) ela afirma que a comunicação lhe permitiu avançar e alargar os passos da sua caminhada. “Melhorei muito a escrita, venci a timidez e também ampliei a minha visão de mundo. “Levo comigo uma nova maneira de pensar, de agir, de me comportar diante das diversas situações. Acima de tudo, levo comigo a certeza de que sou capaz e posso através dos meus conhecimentos contribuir para melhorar a minha comunidade.”, completa.

A comunidade de Barra já é uma referência no trabalho de comunicação e os resultados são vistos a partir das muitas visitas que passam por lá.  Pessoas de diversos lugares do país e também do mundo já visitaram a comunidade e se encantaram com a forte mobilização comunitária e as ações de comunicação. A comunidade já têm boas perspectivas de desenvolvimento. Através de novos projetos e parcerias, surge a vontade de ampliar os conhecimentos e projetar as experiências. Isso pode ser visto nos olhares e nos sorrisos de cada criança e de cada adolescente. São eles que dão vida ao trabalho e provam que no sertão é possível viver bem, com dignidade e ter os direitos respeitados.

Fonte: CPD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.