TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 31 de março de 2015

Ichu: Prefeito George e Secretário Renato Adelino participaram do lançamento do Pacto pela Educação

O governo da Bahia apresentou ontem, 30, o projeto “Educar para Transformar”,  durante o lançamento do “Pacto pela Educação”. Através das parcerias com prefeituras, a ação visa garantir a excelência no ensino e o acesso a instituições públicas para crianças, jovens e adultos.
Secretário Renato Adelino 
Adelino e o Prefeito George participaram da cerimônia de lançamento
O Prefeito de Ichu, Antonio George, e o Secretário de Educação Renato Adelino, estiveram presentes na cerimônia que aconteceu no Senai/Cimatec, em Salvador, com a presença do governador, Rui Costa, além de 309 prefeitos.

Segundo o governo, o Pacto pela Educação tem cinco preocupações básicas: a colaboração entre estado e municípios, o fortalecimento da educação básica, da educação profissional, e as parcerias com escolas, além da integração entre famílias e escolas.

IMG-20150330-WA0023
Para elaboração do documento, foram visitadas 41 escolas no interior e na capital. Com base na experiência, o governo afirma que percebeu disparidade de rendimentos e de estrutura física entre escolas da própria rede pública.

“É notável a melhoria de escolas onde as comunidades escolares estão mais mobilizadas, como professores, corpo dirigente e sociedade. Por isso, estamos aqui realizando essa grande mobilização dos baianos para avançar e transformar o estado da Bahia”, explicou o governador.

O programa prevê uma séria de ações para o chamado eixo I, que são: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologia, aula 100% e Currículo Bahia. “Em abril, mobilizaremos também a sociedade civil com empresários, ongs e outras instâncias que queiram aderir ao pacto. São grandes metas e indicadores que queremos avançar na Bahia”, afirmou o governador.

IMG-20150330-WA0027Metas serão premiadas anualmente como forma de estímulo a escolas, municípios e sociedade. “Queremos promover a concorrência do bem e reconhecer o trabalho dos professores e alunos, premiando-os por assiduidade, por melhorias dos índices, além de premiar também cada cidade pelas ações promovidas”, disse o governador. Projeto como a Olimpíadas Estudantis deve ser resgatado e outros como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) vai receber apoio maior, informa o governo.
“Fizemos questão de convocar todos os prefeitos, independente de coligação partidária, para se unirem pela construção de uma nova escola na Bahia que garanta o melhor aprendizado e a melhoria de cada escola. Nosso esforço é para que cada um dos 2,6 milhões de crianças e jovens que estão nas redes municipal e estadual possam, por exemplo, ser alfabetizados até os oito anos de idade, com domínio pleno da leitura, linguagem e operações matemáticas”, disse o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.

Entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes) participaram do encontro.

Por: André Luiz – AL Notícias com texto adaptado do G1 e fotos de Renato Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.