TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 13 de março de 2015

Ichu: Realizada com êxito a I Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Ichu-Ba realizou nesta quinta-feira, 12 de março, a I Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no espaço do CRAS e teve como objetivo garantir a implementação da política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente.
Capa 
O evento contou com as presenças do prefeito Antônio George, secetário de Assistência Social José Carlos da Cruz, Secretário de Saúde Evânio Cordeiro, vereador Edivaldo Apolônio (Arraia), vereadora Lúcia Maria, Vereadora Geovana, Zaíra Gonçalves (Diretora da Educação Municipal), Polícia Militar e Polícia Civil, Conselheiros Tutelares, adolescentes integrantes do NUCA, além de representantes de escolas e da sociedade civil.
IMG_1189 
As atividades foram iniciadas pela manhã com a fala de algumas autoridades e da presidente do CMDCA Nilzete Bacelar que deu boas vindas a todos. Em seguida houve a palestra ministrada pelo advogado Thiago Miranda que abordou sobre o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e de Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia”.
IMG_1196 
Inicialmente foi apresentado um vídeo reflexivo chamando atenção de todos sobre a importância de fazermos a diferença para o bem do futuro. Em seguida o palestrante alertou sobre o papel de todos para socializar as crianças e adolescentes. Segundo ele é um dever da família, da sociedade e do estado assegurar os direitos delas. Thiago fez questão de afirmar que a redução na maioridade penal como querem alguns políticos e até mesmo cidadãos comuns, não resolveriam os problemas relacionado com adolescentes que cada vez se envolvem na criminalidade, de acordo com ele é preciso repensar no sistema prisional brasileiro que embora o papel principal seja a ressocialização isso de fato não ocorre, para ele todos precisam desempenhar seu papel assumindo sua responsabilidade pela aplicação do direito das crianças e adolescentes.


“A responsabilidade de cuidar das crianças e adolescentes é de todos nós, não adianta ficar transferindo esta responsabilidade para o Conselho Tutelar ou até mesmo para a polícia” lembrou Thiago.


No período da tarde houve o momento com o Educador Físico e logo depois Dr. Thiago Miranda deu continuidade em sua explanação abrindo espaço para questionamentos.


Continuando com a programação foram divididos grupos que trabalharam Eixos Temáticos  sendo:

  1. Eixo I: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
  2. Eixo II: Proteção e Defesa dos Direitos;
  3. Eixo III: Participação de Crianças e Adolescentes;
  4. Eixo IV: Controle Social da Efetivação dos Direitos;
  5. Eixo V: Gestão da Política dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Em seguida houve a Plenária  e escolha de Delegados ficando assim definidos:

  1.  Poder Público: Maria Rosemery
  2.  Sociedade Civil: Cristiana Brito
  3. Câmara de Vereadores: Geovana Marcia
  4. Professores: Valmirene das Virgens
  5. Saúde: Iranete Santiago
  6. Assistência Social: Sintia Nayala
  7. CMDCA: Nilzete Bacelar e Lucia Maria

Os delegados eleitos nesta Conferência Municipal estarão participando da Territorial com data e local a serem definidos posteriormente.

José Carlos da Cruz (Secretário de Assistência Social) e Nilzete Barcelar (Presidente do CMDCA) avaliaram como bastante positiva a conferência e destacaram a participação ativa da comunidade ichuense.


Por: André Luiz – AL Notícias com a colaboração de Valdir Carneiro / Fotos:  Gil Santos e André Luiz

Um comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.