TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ichu: Há aproximadamente três décadas homem faz questão de ser o primeiro a chegar ao Monte do Canavial na Sexta-feira da Paixão

O Monte do Canavial em Ichu é um dos mais tradicionais no que diz respeito a oração, penitência e devoção durante a Semana Santa e em especial na Sexta-feira da Paixão.

Conforme informações, desde a década de 1980 que é realizada esta caminhada demonstrando a fé dos ichuenses e visitantes pela paixão, morte e ressurreição do  Senhor Jesus Cristo.

Pedro Brito de Araujo, popularmente conhecido por Pedro Mota morador da comunidade de Alto Alegre que fica na região do Canavial, participa todos os anos deste ato e há aproximadamente três décadas ele faz questão de ser o primeiro a chegar ao monte na Sexta-feira.

Hoje, 03, a equipe do AL Notícias acompanhada de Jorge do Canavial resolveu fazer o mesmo percurso de Pedro Mota chegando a sua residência por volta das 3:30 da manhã.
IMG_1757 
Utilizando uma lanterna e a passos firmes André Luiz, Jorge e Pedro Mota seguiram pela estrada de chão e sendo algumas vezes acuados por alguns cachorros que vigiavam as residências que ficam no caminho.
IMG_1758 
Ao chegar ao Canavial, mais precisamente na residência da saudosa Dona Elvira, Pedro resolveu pegar um pedaço de pau para se proteger em caso de ataque de cobra ou outro bicho qualquer.
IMG_1761 
Durante este trajeto, Pedro contou que está com 50 anos de idade, mas que desde os 15 iniciou essa penitência e sempre procurou chegar mais cedo para fazer suas orações tranquilamente.
IMG_1763 
A cada instante a subida vai ficando mais cansativa, pois o terreno começa a se tornar mais íngreme exigindo força física e muita resistência.
IMG_1764 
Como ninguém é de ferro, faz-se necessária uma pausa para recuperar o fôlego e assim conseguir chegar ao destino desejado.
IMG_1766 
Ao chegar no topo do Monte, a primeira ação a ser feita é se ajoelhar ao pé da Cruz e fazer uma oração.
IMG_1769 
As palhas de Licuri e algumas velas que estão no local foram colocadas por devotos no dia anterior.
Apesar de a Lua estar bonita e clarear um  pouco o monte, Pedro cuida logo de catar alguns gravetos, folhas secas e assim acender uma fogueira para iluminar o local, bem como servir de sinal para outras pessoas que vem subindo o monte.
IMG_1776 
Ao pé da fogueira, Jorge do Canavial, Pedro Mota e André Luiz batem papo relembrando muitas coisas do passado que marcaram a vida de cada um. Pedro e Jorge falaram muitas histórias da tradição de subir em montes, do respeito que as pessoas tinham antigamente por este período entre outros assuntos.
IMG_1777 
Aos poucos outras pessoas vão chegando e se aglomerando, até a chegada das mulheres que são responsáveis pelo Ofício da Paixão.
IMG_1785 
Ainda escuro, começa o Ofício da Paixão com  orações, devoção e um louvor inconfundível e emocionante.
IMG_1790 
Com o dia claro, outras pessoas começam a chegar por todas as partes em uma demonstração de fé, tradição e respeito.
IMG_1798 
Encerrado o Ofício, começa o desafio para descer o Monte que com alguns pedregulhos, frutos do licurizeiro e terra solta torna a descida arriscada, exigindo bastante atenção das pessoas.
IMG_1814 
Assim, o AL Notícias contou a história de Pedro Mota e sua devoção na Sexta-feira da Paixão, mas vale destacar que ele também faz o mesmo na Quinta-Feira subindo o Morro da Aurora, sendo o primeiro a chegar.

Detalhes:
No topo do Monte do Canavial é possível contemplar a natureza e registrar belas imagens que confirmam ainda mais a existência e o poder de Deus.
IMG_1811IMG_1804IMG_1810IMG_1806 
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.