TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Ichu: Professores do Ensino Fundamental I participam de reunião mobilizada pelo SINTRAPI e Prefeitura Municipal

Nesta segunda-feira, 13, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores uma importante reunião entre o Prefeito Antonio George, integrantes da Diretoria do SINTRAPI, Zaíra Gonçalves (Diretora da Educação), Renato Adelino (Secretário de Educaçã0), Vereadora Lúcia (Presidente da Comissão de Educação da Câmara), além de Professores da Rede Municipal de Ensino – Fundamental I.IMG_2196A principal pauta foi mostrar para a categoria a necessidade de se adequar as escolas às reais condições financeiras, para assim poder garantir à categoria a reserva de 1/3 da carga horária.

Iniciando a reunião o prefeito George disse que convidou a todos para que ele pudesse explicar a real situação do município, e por qual motivo é necessária a realização do reordenamento na Rede Municipal de Ensino e que isso já deveria ter sido feito desde 2013.
IMG_2195De acordo com o Prefeito, a ideia não é fechar as escolas e sim, unir turmas e até mesmo fazer com que algumas escolas que funcionem o dia inteiro venha atuar apenas em um turno.
George esclareceu que do jeito que vai é possível que em outubro a Prefeitura não consiga cumprir com o pagamento na área da educação, pois caso não aconteça a retenção de gastos 100% do valor do FUNDEB será destinado para os servidores que recebem da quota de 60%, ou seja, aqueles que recebem dos 40% poderão ter seus vencimentos atrasados.
O Prefeito disse que foi designada a Diretora da Educação, Zaíra Gonçalves, para fazer um levantamento de como seria o reordenamento, para também ter uma ideia de quantos professores irão sobrar para acontecer uma redistribuição para nas Unidades Escolares.
IMG_2199Renato Adelino falou que realmente o reordenamento é necessário, mas segundo ele este não é o momento ideal.
Diante disso, Adelino agradeceu ao prefeito pela oportunidade e confiança, agradeceu também aos professores, diretores e todos que integram a educação e assim declarou que estava colocando a disposição o seu cargo de Secretário de Educação.
IMG_2200Márcia Cedraz (Diretora Geral do SINTRAPI) relatou que aquela reunião teria sido mobilizada pelo Sindicato após o encontro da Mesa Permanente de Negociação e que é preciso o empenho de todos para organizar o setor educacional.
A Coordenada do SINTRAPI foi controlando as participações dos presentes e ouvindo atentamente cada ideia passada.
O servidor Adailton Conceição sugeriu a criação de uma Comissão para realizar um levantamento de toda situação da educação e assim encontrar solução para os problemas.
A comissão será formada por representantes da Sec. de Educação, Comissão de Educação da Câmara, representante do Setor Financeiro da Prefeitura e Representantes da Categoria.
A Palavra do Prefeito.
Interrogado sobre a reunião da Mesa Permanente de Negociação realizada na última quinta-feira, 09, o prefeito disse que foi bastante proveitosa, pois deu para mostrar aos presentes a real situação do município.
George disse que reconhece os direitos dos professores e demais servidores, mas infelizmente o município não tem condição de garantir todos eles.
O prefeito declarou que vários pontos das reivindicações já foram cumpridos, no entanto, é preciso mais.
A saída de Renato Adelino da Secretaria de Educação
Sobre a saída de Adelino, o Prefeito disse que foi uma decisão do próprio secretário e ele na qualidade de chefe do executivo tem de aceitar.
Ele destacou que Renatinho fez um grande trabalho frente a Educação e por isso ele lamentava.
Questionado se já havia algum nome em vista para substituir Renatinho, o Prefeito relatou que já tem sim, embora, ainda não  tenha recebido nenhuma comunicação oficial por parte do Secretário, ou seja, e que vai aguardar essa comunicação para nomear o substituto.
Calixto da FETRAMEB / CUT esteve presente na reunião da Mesa Permanente de Negociação
IMG_2093Na reunião da Mesa Permanente de Negociação realizada na semana passada, esteve presente Raimundo Calixto que FETRAMEB / CUT e na oportunidade ele declarou que era motivo de muita alegria voltar a Ichu, pois ele ajudou a fundar o SINTRAPI no ano 2000.
Para ele esta reunião foi positiva para o SINTRAPI, já que houve alguns avanços apesar de o Prefeito ter dito que algumas situações não teria condição de atender.
Segundo Calixto em todas as cidades que ele vai, os prefeitos afirmam ter boa vontade para resolver os problemas dos servidores, mas na verdade de “boa vontade o inferno está cheio”, pois na prática isso não funciona, disse.
O Sindicalista enfatizou que os gestores demonstram preocupação com o gasto com pessoal em virtude do percentual da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas no entanto esses gestores na verdade incham a máquina com serviços terceirizados e cargos comissionados e os servidores não têm nada haver com isso.
“Se for realizado um estudo financeiro nas Prefeituras, será possível verificar que que menos de 40% dos gastos é com os trabalhadores efetivos”, finalizou.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.