TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 10 de junho de 2015

ICHU: Equipe de Saúde Helena Santiago realiza atividades do PSE no Ensino fundamental 2 na EMAC

A equipe de saúde da Família Helena Santiago-Sede, realizou na última terça feira, 09 de junho, mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), desta vez na Escola Municipal Aloísio Cedraz no Ensino Fundamental 02.

Atividades de Saúde bucal como aplicação de flúor e orientação de como se deve higienizar os dentes e a boca foram bem repassadas pelo Dentista que atua na Unidade Helena Santiago, Doutor Maurício que através de uma linguagem simples conseguiu passar todas as informações à turma ali presente. 

segundo Maurício, uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem.  

Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.

Doutor Igo Luiz realizou o atendimento  em uma das dependências da escola  fazendo a triagem de Hanseníase em todos os adolescentes que tinham alguma mancha suspeita na pele, dando as explicações necessárias e medicando aqueles que apresentaram algum sintoma como também orientando nos cuidados e prevenção tanto da Hanseníase como de outros problemas detectados durante a consulta. 

Vale Lembrar que a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

As técnicas de enfermagem fizeram aferição de Pressão e junto aos demais profissionais como os ACS, (Agentes Comunitários de Saúde),  o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de Limpeza, realizaram além dessas ações a antroprometria que é o peso e altura, sendo que  todos os Profissionais que compõem a equipe estiveram na realização dessas atividades mostrando que o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

Evanéria Santiago, Diretora da Unidade escolar avaliou o trabalho como positivo já que momentos como esses possibilitam o acesso dos estudantes ao atendimento em Saúde, já que esse momento permite que todos que alí estão possam receber os serviços ofertados pela saúde do Município.

Vale ressaltar que esse trabalho vem sendo  realizado em todas as escolas do municipio por todas as equipes de saúde que compõem a atenção básica tanto na sede como na Zona Rural pelas equipes de Barra- Unidade de Saúde Rita Meire e Licurí através da Unidade Básica de Saúde Aureliano Evariston.

Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/Rádio Independente FM- FOTOS: Normeide Lima

CONFIRA OUTRAS FOTOS:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.