TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ichu: Mesmo debaixo de chuva, Católicos montam tapetes de Corpus Christi

Tradicionalmente os tapetes de Corpus Christi em Ichu são montados pelos cristãos Católicos nas ruas que circulam a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ou seja, compreendem a Praça da Matriz e da Esplanada.
SAM_4355
Foto: Arquivo AL Notícias
Nesta quinta-feira, 04, em virtude das chuvas que começaram a cair desde ontem, os tapetes foram reduzidos para apenas a área em frente a Igreja.
IMG_3526
Os tapetes que são verdadeiras obras de artes fazem parte do Dia de Corpus Christi, são confeccionados de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas entre outros itens.
IMG_3520
Enquanto uns cuidavam dos novos desenhos, outros retocavam o que chuva havia destruído e outras pessoas colaboravam na retirada da água que se acumulava em frente à Igreja.
IMG_3521
A missa de Corpus Christi está marcada para às 16 horas e logo depois acontecerá a procissão pelas ruas da cidade.
IMG_3522
Saiba o que significa o feriado de Corpus Christi
A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.

A Bíblia diz que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. “Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós”, lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.

E foi a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja a partir da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Por: André Luiz – AL Notícias / Histórico do Dia de Corpus Christi extraído do site: http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.