TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 4 de julho de 2015

O que está acontecendo com o Esporte Ichuense? Breve reflexão.

Não quero que de maneira nenhuma encarem esse breve relato como uma crítica destrutiva a quem quer que seja.

Nesta reflexão desejo apenas demonstrar a minha preocupação com o Esporte Ichuense que vejo se acabando a passos largos e se não tomarmos cuidado chegará ao fim brevemente. Não digo que essa decadência começou agora, mas posso garantir que esse tem sido um dos piores momentos.

Quando Fredson e Patinho da Barra assumiram o nosso esporte afirmavam em todos os lugares que iriam revolucionar o nosso futebol. Diziam que o esporte de Ichu seria destaque na região e que as melhores competições aconteceriam com eles. “Vamos resgatar o nosso futebol”, esse era o grito de guerra.

Como dissera anteriormente, não quero aqui criticar e sim mostrar uma realidade e a cobrança de muitos desportistas ichuenses, que infelizmente, vivem dependendo dos campeonatos societys organizados em associações e campos particulares.

A nossa indignação se dá pelo fato dos atuais dirigentes do esporte de Ichu terem ido com muita sede ao pote e criticado duramente os dirigentes anteriores.

Em uma conversa com o vereador Edvaldo Apolônio “Arraia” que para mim é um grande desportista que apesar das dificuldades persiste com sua equipe e principalmente dando oportunidade para os atletas do Barro Preto, bem como apoiando os campeonatos na região, ele reconheceu que nosso esporte necessita de uma sacudida, pois está parado.

Tento entender os motivos de o último campeonato futsal ter acontecido em 2011. Vale destacar que o futsal daquele ano foi sucesso absoluto.
Comecou-o-Campeonato-Futsal-Ichuense-2011
Compreendemos que a Quadra Polivalente ficou abandonada depois do campeonato de 2011 ao ponto que no final de 2012 a parte do fundo acabou caindo, mas em minha humilde opinião teria como reformá-la e continuar realizando campeonatos até a vinda de outra praça esportiva e/ou até mesmo a recuperação total da quadra antiga.

images
Será que ainda esse ano teremos a Copa Rural? Nossa redação tem recebido e-mails, comentários de pessoas procurando uma resposta.

Quando a atual gestão assumiu o mandato em 2013 realmente encontrou o Estádio Municipal em péssimas condições, pois estava sem ter campeonatos até pelo fato de em 2012 ter sido um ano conturbado com cassação de mandato, ano eleitoral entre outras situações.

Em 2013 o estádio foi reformado, mas novamente encontra-se com problemas e é preciso que a Diretoria de Esportes esteja atenta para isso, já que garantiu que tudo seria diferente.

LEIAM COM ATENÇÃO
Sou natural de Conceição do Coité, mas moro em Ichu há 18 anos e durante todo esse tempo estive envolvido diretamente no nosso esporte, seja o futebol masculino/feminino, no campo grande ou society, Voley, maratonas, fogo simbólico, torneio de dominós entre outros.

Desde que aqui passei a morar (1997) comecei a integrar a Liga Ichuense de Desportos (LID) que na época era presidida por José Severino de Oliveira Neto (Bandeira). Fui Secretário, Vice-Presidente e anos depois assumir a direção desta que é a principal entidade desportiva do município.

Por ela também estiveram à frente (Presidente) os professores Fernando Lúcio e Missias Carneiro que juntamente com Nilson Cruz, Vaninho Pintor, José Raimundo (Biroa), João Paulo, Professor João Pedro entre outros companheiros (árbitros e colabores) formavam uma família bastante empenhada e preocupada com o nosso esporte.

A Diretoria de Esportes do Município era coordenada por Vercelêncio de Oliveira que com muita competência e responsabilidade dava todo respaldo para a Liga realizar suas competições e assim serem coroadas de êxito.

Ao longo desses 08 anos que essa equipe ficou à frente do esporte local foram realizados diversos campeonatos como Futsal, Copa Rural, Copa de Bairros, além de ter apoiado todas as competições organizadas por Associações e pessoas particulares com a doação de prêmios, fardamentos, redes, bolas e claro o apoio logístico.
Foto: Ichu Notícias
Foto: Ichu Notícias
início da Copa Rural
Entrega de uma bola para a equipe do Juventude do Barro Preto
Durante esse período Ichu esteve em evidência participando dos Jogos de Integração e Jogos Abertos do Interior em Valente com Futsal e Voley (Masculino e Feminino).
Ichu-participou-dos-jogos-da-integracao-em-Valente
Abertura dos Jogos de Integração em Valente
Lembrancas-dos-Jogos-de-Integracao-em-Valente
A nossa cidade chegou a fase semifinal do Campeonato Barroquense em 2009 (Masculino). Em 2010 a equipe ichuense foi desclassificada ainda na primeira fase.
Ichu-estreia-com-derrota-na-Copa-Barrocas-de-Futsal
Campeonato Barroquense
Na época Fredson comandava o futebol feminino e a LID e Diretoria de Esportes com a Prefeitura Municipal deram total apoio para que a Seleção Ichuense que inclusive recebeu o fardamento completo pudesse disputar campeonatos em várias cidades como Valente, Coité, Itaberaba, Santo Antonio de Jesus e Queimadas.

O saudoso Fiinho era responsável pelas equipes de base, ou seja, treinava garotos, e a LID e Diretoria de Esportes deram total suporte para que ele realizasse esse trabalho.

O dinamismo da Liga e Direção de Esporte era tanto que chegou a realizar o Campeonato Futsal com várias categorias simultâneas (Sub-15, Feminino, Veterano e Principal). As noites (verão) na nossa quadra polivalente se tornavam mais longas, pois os jogos iniciavam às 18 horas já que eram realizados quatro jogos.
Futsal-Ichuense-Sucesso-Absoluto
Campeonato Futsal Feminino realizado pela LID e Diretoria de Esportes
Como o campeonato principal era aberto para alguns atletas de fora, além dos nossos atletas ichuenses, tivemos oportunidade de contar com Joasinho que já foi profissional e tetracampeão do Intermunicipal por Conceição do Coité.

Tivemos aqui outros jogadores como Pithaco, Pêu, Ricardo Tanquinho, Inho Serrinha, Thiales, Queixinho, Leys, Luciano Laranjeira, Luciano Paratodos, Rodrigo do Porco e tantos outros que davam brilho total as nossas competições.
Equipe de Nova Esperança Campeã. (Em destaque fardamento doado pela LID e Diretoria)
A LID e Diretoria de Esportes daquela época sempre procuraram fazer a festa da final aberta para todos, ou seja, não cobrava ingresso pra ninguém. Exemplo foi a realizada em 2008 que superlotou a praça Hildebrando Cedraz
Festa após a final do Futsal de 2008
Educativo
Educativo campeão do Copa Rural de 2011 organizada pela LID e Diretoria de Esportes

Algumas realizações da LID e Direção de Esportes
* Realização do Futsal;
* Realização da Copa Rural;
* Realização da Copa de Bairros;
* Participação por dois anos dos Jogos de Integração em Valente;
* Participação por dois anos dos Jogos Abertos do Interior em Valente;
* Participação por dois anos da Copa Barroquense de Futsal;
* Participação no Campeonato Society em Candeal;
* Participação no Campeonato de Veteranos em Tanquinho;
* Conquista do Titulo do Campeonato Sub-14 em Candeal;
* Participação de Competições categoria feminino em Valente, Coité, Itaberaba, Santo Antonio de Jesus e Queimadas;
* Apoio aos campeonatos do Consolo, Miragalho, Umbuzeiro, Queimada do Cedro – Campo de Bujão e Campo de Jorge;
* Doação de materiais esportivos para diversas equipes do município;
* Apoio durante dos Dias Esportivos organizados por Neide e equipe de Voley;
* Apoio nos campeonatos estudantis das escolas municipais e também estaduais;
* Outros;

Aproveitamos para cobrar a volta do Futsal e a realização da Copa Rural aberta para atletas de fora, pois assim teremos a oportunidade motivar a competição bem como mostrar para os jogadores de outros municípios os nossos talentos e esses atletas considerados de fora poderão indicar os ichuenses para outros campeonatos.

Jamais poderia deixar de parabenizar a Liga e Diretoria de Esportes (ATUAL) juntamente com a Prefeitura Municipal conseguir fazer com que Ichu pudesse  sediar a Copa do Requeijão e inclusive chegar a final, bem como a realização da Festa da Musa durante a Copa Rural. Apesar disso, os desportistas esperavam mais.

Precisamos repensar nosso esporte em todos os sentidos. Necessitamos de união, pois atualmente nas competições o que presenciamos são diversos tipos de violências e inclusive agressões físicas a árbitros e várias outras situações.

Encerro esta reflexão informando que estamos dispostos a colaborar com a atual direção da LID e Direção de Esportes, bem como com outras instituições que desejem melhorar o nosso esporte que não se restringe apenas ao futebol.

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.