TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Alex da Piatã e Tom Araújo debatem a segurança de Coité em sessão da Câmara

Os políticos não deixaram de trocar farpas em seus discursos.
alex-e-tom-camara-de-coité
O debate da violência em Conceição do Coité foi posto também para dentro dos muros da Câmara de Vereadores local. Em sessão na noite de quarta-feira (14), os dois deputados estaduais Tom Araújo (DEM) e Alex da Piatã (PMDB) participaram do encontro que, entre a pauta principal, abordou a questão da segurança do município. Ambos os políticos trataram do tema em pronunciamentos provocativos e que esquentou os trabalhos do Legislativo.

alex_discurso_câmara_Coité_correiodomes1
Alex se solidarizou com as vítimas dos recentes assassinatos na cidade e, diferente dos discursos antecessores, defendeu o envolvimento das entidades locais no processo de ações que possam frear a violência, mais do que só aumentar o efetivo policial. “Promovemos uma audiência pública e agradeço a presença de todos os vereadores, pois nós entendemos que a melhor forma de encarar a violência é unindo toda sociedade. Isso não é algo localizado, mas mundial. Infelizmente vivemos, por exemplo, numa epidemia das drogas. 90% dos nossos municípios vivem o problema das drogas e isso resulta na violência”, informou.

Alex da Piatã foi convocado primeiro para se pronunciar.
Alex da Piatã foi convocado primeiro
para se pronunciar.
“Não é colocando um policial em cada esquina que vamos resolver esse problema e quero deixar registrado o importante papel que a polícia tem desempenhado em nossa sociedade. Mas, principalmente, o papel que devemos destacar é o das famílias, dos educadores, das igrejas e todas as instituições. Todas devem se envolver nesse processo e temos exemplo no Brasil de que isso deu certo”, completou o parlamentar municipal que destacou a formação de uma comissão especial que debaterá e acompanhará a questão da segurança coiteense.

Sem deixar de provocar, o peemedebista, ao enaltecer os projetos feitos na gestão do prefeito Assis (PT), cujos, como ele mesmo disse, “os frutos serão colhidos no futuro”, deu a entender que boa parte dos jovens da periferia de hoje não tiveram oportunidade com projetos sociais e áreas de recreação, muitos não constituídos para poder se esquivar do mundo da droga ou da violência.

“Nós temos que pensar no amanhã. O governo da Gente tem colocado escola em tempo integral, tem feito o Mais Educação, tem apoiado as entidades de trabalho de cunho social e vemos agora a Orquestra Santo Antônio representar Coité nos Estados Unidos, fazendo um trabalho junto com os jovens. Ou seja, estamos tratando hoje para que daqui há dez anos a gente não torne a tratar sobre o grave problema da violência”, apontou ao lembrar que a inauguração da nova Praça da Babilônia representa a construção de uma “nova Coité”.
Tom Araújo falou também das péssimas condições das estradas da região.
Tom Araújo falou também das péssimas condições das estradas da região
Logo em seguida, Tom, nos mais de 10 minutos que lhe foram concedidos pela presidência, lembrou da audiência pública que teve com o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.  “O secretário foi muito solícito e nos atendeu. Geralmente secretário não atende deputado de oposição, mas consegui marcar uma audiência através de um amigo em comum com um amigo dele”, informou ao corroborar com a sugestão dada pelo presidente da Câmara, Araújo (PSD), de marcar uma audiência com governador.

Tom sugeriu uma audiência com o governador com a presença de todos.
Tom sugeriu uma audiência com o governador
com a presença de todos.
O oposicionista ao governo Rui Costa (PT) lembrou das figuras do deputado Vando (PSC) e do deputado Gika (PT), além de Alex, como representantes da região, para juntos pensarem em ações que busquem a resolução do problema. Uma das medidas citadas pelo parlamentar estadual foi uma audiência com o governador petista e pedir atenção quanto à segurança da região. “Temos que tentar resolver ações que solucionem ou amenizar o sofrimento das pessoas”, salientou ao apontar o estado, que classificou como “lastimável”, das estradas da região.

“Deputado da oposição não tem oportunidade de estar frente a frente com o governador, mas fui eleito deputado de oposição e permanece nessa base e é nessa oposição que entendo que vou defender os cidadãos. Por isso faço um pedido para que possamos unir forças”, disse o democrata quando também criticou o PT e citou a manifestação dos familiares das vítimas que ocorreu na cidade na última segunda-feira (12) e acusou a organização da inauguração da Praça da Babilônia de aumentar o som “para não ouvir o sofrimento e a indignação que eles estão passando”.

Em resposta a provocação de Alex, Tom pediu para parar de “culpar o passado”. “Paremos de culpar o passado o tempo inteiro. Se a gente não viver o presente, a gente não constrói um bom presente e não faz o futuro. Culpar o passado o tempo inteiro é deixar de realizar e eu vejo isso na Assembleia Legislativa com os deputados do governo”, afirmou ao apontar que o governo estadual gasta mais com propaganda do que com segurança pública.

CONFUSÃO – Pelo motivo que não se sabe qual, o presidente da Casa em exercício, Lindo de Neuza (PROS), só fez questão, inicialmente, de registrar a presença do deputado Alex da Piatã (PMDB) no plenário do legislativo. O fato indignou os vereadores Danilo Ramos (PT), Betão Gordiano (PT) e Gel de Tetê (PDMB), aliados do ex-vice-prefeito coiteense. Todos os três contestaram a medida da presidência em exercício de não convidar o peemedebista para compor a mesa da Câmara, da mesma forma como o deputado estadual Tom Araújo (DEM) foi convidado.
Da esquerda para a direita: Danilo, Geo, Betão e Lindo.
Da esquerda para a direita: Danilo, Geo, Betão e Lindo
“Se Alex não tiver o mesmo espaço que Tom, no princípio da isonomia, eu peço a bancada que se retire”, provocou Betão ao ser complementado por Danilo: “Os dois são duas autoridades estaduais, são filhos da terra e merecem o mesmo espaço”. Gel alegou que “se existe a cobrança para um deputado, tem que ter para outro também”. Todos os membros da bancada se solidarizam aos três.

Demorou para o membro do PROS ceder a pressão dos vereadores da situação que quase se retiraram do Plenário como forma de protesto, caso Alex não tivesse o mesmo tratamento do democrata. Só após a fala do líder da oposição, vereador Nego Jai (PP), que Lindo chamou o político para compor a mesa e algum tempo depois Araújo (PSD) retornou à presidência.

Reportagem Vitor Pinto:
Fotos de Alex: Teones Araújo
De Tom: Carlos André

Extraído do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.