TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ICHU-Médica do PSF Helena Santiago fala sobre o Novembro Azul na Rádio Independente FM

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. (Wikipedia)

Na última Segunda Feira 09 de novembro, a Médica da Unidade de Saúde Helena Santiago Drª Karine Carneiro falou, através das ondas sonoras da Rádio Independente FM de Ichu, sobre este mês que há alguns anos vem sendo dedicado à saúde do Homem, este que ainda resiste algumas vezes ao cuidado mais minucioso para com a sua vida, quando se diz respeito a Saúde.

Para  Karine, quando o assunto é cuidado, todos devem ter durante todo o ano, porém foi criado este mês para que o homem se dedique um pouquinho mais, olhando para si. O Câncer de Próstata que  no Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos,segundo o instituto Nacional de Câncer (INCA) é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. 

Sobre os Serviços oferecidos à Comunidade, Karine falou do Exame de Sangue mais conhecido como PSA onde estão sendo realizados de segunda a quinta Feira no Laboratório do Hospital Sagrado Coração de Jesus, sendo agendado pelos Agentes Comunitários de Saúde, disponibilizando 20 exames por dia.

Para o começo da prevenção, A Doutora destacou que desde sempre iniciando pela alimentação, vida saudável e aos 40 anos  a realização do Exame. Para ela, além do PSA é importante que se faça o exame de toque retal que é a forma mais nítida de perceber alguma diferença no corpo do paciente. Quando é identificado alguma alteração no exame do toque, o médico pede uma biópsia para que seja avaliado minuciosamente o caroço localizado na próstata que se tratado inicialmente a chance de cura é muito maior.

Sobre os cuidados para a realização do exame, Karine informou que é preciso repouso onde o paciente deve evitar durante um período mínimo de 03 dias andar de bicicleta, moto, cavalo, fazer esforço físico, pois estes movimentos podem alterar o resultado do exame criando um falso positivo, sem que a pessoa esteja com a próstata aumentada.

Doutora Karine Carneiro agradeceu ao espaço da Rádio Independente FM e aos comunicadores do Programa Ichu Notícias Mateus Oliveira e André Nilton por proporcionar momentos de Informação a toda comunidade Ichuense.

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.