TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ichu: Morre aos 95 anos dona Dizinha de João de Elias.Conheça um pouco de sua história.


Dona Dizinha morreu aos 95 anos de idade
Dona Dizinha morreu aos 95 anos de vida
Odília Alice Carneiro de Oliveira, conhecida carinhosamente como Dona Dizinha, nasceu na Fazenda Alto Alegre, zona rural do município de Ichu, era filha de Gerônimo Leopoldo Carneiro e Maria Francisca Carneiro.

Criada na roça enfrentando as dificuldades sempre trabalhadeira e corajosa, casou-se com João Carneiro de Oliveira- João de Elias, (que faleceu em 1998 com 78 anos), com o qual teve 17 filhos (destes criaram-se 09), sendo que 02 faleceram. Além disso, aos 95 anos, Dona Dizinha tinha 16 netos, 25 bisnetos e 06 tataranetos. Uma doce de pessoa, mãe de família honesta: muito simples, alegre, querida por todos (as) e transmitia simpatia e felicidades por onde passava e com quem estivesse.

Católica, de muita fé e religiosidade, rezava o terço com a família todos os dias, gostava também de assistir missas na televisão. Dona Dizinha também foi sócia da Independente Fm de Ichu por muitos anos, ouvinte assídua da emissora o qual estava sempre sintonizada todos os dias, também gostava muito de futebol, onde era torcedora fanática do Esporte Clube Bahia.
DSC01626
Sempre com um sorriso no rosto, foi uma pessoa que passou por muitas dificuldades nessa vida, como os trabalhos na roça, doenças de filhos (as), enfrentou com coragem duas grandes secas: em 1932 e 1961, porém nunca se lamentava da vida que levava.
Dizinha 1
Sua casa é histórica: Segundo ela foi construída entre os anos de 1941 a 1942 em terras pertencentes ao Sr. Elias Bernadino (pai de seu esposo João Carneiro, conhecido por João de Elias- falecido em 1998), ou seja, com aproximadamente 75 de história, conserva toda sua estrutura original com muita altura em sua cumeeira e com caibros feitos de madeira da caatinga, assim como também as peças que seguram os caibros e ripas. As paredes apesar de sofrerem alguns retoques ainda se mantém com adobes e reboques de barro, apesar de ter sido feito um reboco de cimento nas paredes de fora.
Casa de dona Diznha
Foto: André Luiz – AL Notícias
Outro fato interessante é que essa casa entre 30 e 35 anos atrás era localizada na zona rural de Ichu, pois saindo dela, a mais próxima era onde hoje está situada a venda de seu Vitor. Dona Dizinha conta ainda que as únicas casas que existiam na vizinhança eram: Do Sr. Roque Ambrósio (Seu Zozó) e de Seu Rosalvinho tudo na roça. Depois da construção da Rua Eliene D’Arck, como a casa não estava projetada, ficou com a frente para o fundo e o fundo para frente, além de ter ficada destorcida, fora do alinhamento das demais residências, além da frente da casa de hoje ser o fundo da casa de antes do surgimento da rua e vice versa.

Hoje, dia 06 de novembro, deixou a vida terrena, mas seu exemplo de vida segue como prova de amor. Temos a certeza de que nunca iremos esquecer sua bondade, ternura, amor e dedicação para aqueles que tanto lhe amavam, essa semente foi plantada, nascida e espalhada para as futuras gerações tão envolvidas com o mundo tecnológico e globalizado.
DSC01624
Dona Dizinha será sepultada neste sábado, 07 de novembro, às 09:00 h, no cemitério São Joaquim em Ichu.

Redação do AL Notícias – Texto: Iradilso Lúcio – Fotos: Iradilso e André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.