TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Cerveja de umbu é um dos destaques da Feira da Agricultura Familiar

Você já experimentou cerveja de umbu? Caso, não, você tem que visitar a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontece, em paralelo à Fenagro, até o próximo domingo (06), no Parque de Exposições de Salvador, onde encontrará isso e muito mais. 

A fruta nativa da caatinga de sabor agridoce e rica em vitamina C se juntou ao malte, ao lúpulo e a levedura e resultou na fabricação de uma inédita e deliciosa cerveja artesanal, batizada de Saison Umbu.

A bebida é resultado da associação da cooperativa baiana de agricultura familiar, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas.

Sua composição tem 10% da fruta e 6,2% de álcool. A acidez, doçura e perfume do umbu equilibram-se com os aromas e sabores frutados, cítricos e condimentados desta refrescante Saison, estilo de cerveja originado na Bélgica que, tradicionalmente, inclui em sua produção ingredientes como sementes, especiarias e frutas.

A cerveja de umbu é produzida em lotes de 1,5 mil litros, na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.

A FEBAFES é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), com o objetivo de conceber um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária, bem como promover a capacitação dos expositores e agricultores familiares. 

Coopercuc - A cooperativa tem 141 associados de 16 comunidades do semiárido baiano e envolve mais de 300 pessoas na produção de iguarias com qualidade e alto valor agregado.  O umbu é o carro-chefe da produção, que, sob a forma de compotas, geleias e doces, é fornecido para alimentação escolar e a uma variedade de revendedores, desde a Rede Pão de Açúcar a empórios fair trade (comércio justo) na Europa. A maioria dos umbuzeiros da região tem mais de um século de existência e seguem produzindo. 

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, vem contribuindo para o fortalecimento da Coopercuc, por meio, por exemplo, da implantação do projeto de Manejo Sustentável e Beneficiamento de Frutas, na comunidade de Jaquinicó, no município de Curaçá. 

A agricultora Maria do Socorro dos Santos conta que, no início, o trabalho era feito de forma artesanal e nas cozinhas das casas. “A gente se reunia na casa de alguém, mas era um processo bem complicado, pois os espaços das cozinhas não eram adequados nem suficientes para comportar o número de 10 ou mais pessoas trabalhando ao mesmo tempo”.

Um grupo de 14 mulheres começou as primeiras experiências, comercializando nas feiras livres da região com uma barraca própria. “Com a ajuda da CAR conseguimos nos organizar e hoje temos uma estrutura para produzir nosso produto e formamos uma parceria com a Coopercuc, que tem sua sede em Uauá”.

A ação teve como objetivo contribuir com o fortalecimento do trabalho iniciado pela Coopercuc no município de Curaçá, implementando um sistema de aproveitamento e beneficiamento de frutas nativas e de uso sustentável da caatinga. Além de promover a preservação do Bioma Caatinga através do aproveitamento e beneficiamento das frutas nativa da caatinga, gerando renda para as famílias. O projeto consistiu na implantação de uma mini unidade de processamento de frutas.
Karoline Meira // Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.