TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ICHU- ACS participam de Intercambio com crianças e adolescentes do Projeto Por um Sertão mais Justo.

Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de Ichu, Amado, Adelídia, Cida, Pedrina e Sérgio participaram na última sexta feira, 15 de Janeiro, do Intercambio  de troca de saberes com crianças e adolescentes do Programa Parceiro por um sertão mais justo.

O programa que realiza intercambio semestralmente, traz temas fundamentais À vida das crianças e jovens inclusos. 

Neste encontro, realizado na sede do SINTRAFI (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Familiares de Ichu), as Jovens multiplicadoras Auriele, moradora do povoado de Nova Esperança e  Gleyciane residente na sede do município de Ichu, convidaram os Agentes de Saúde para dialogar com o público alvo sobre Saúde e Higiene. Os ACS falaram sobre os diferentes tipos de Higiene como forma de manter uma vida saudável.

"Para se ter uma boa saúde é necessário cuidar do corpo, da mente, bem como do ambiente em que se vive. Nesses cuidados é necessário incluir os bons hábitos de higiene. A higiene mental é aquela que envolve o trabalho, os estudos, o descanso; além do pensamento e atitudes positivas. A higiene alimentar é uma das mais importantes, pois não podemos ingerir alimentos que estejam mal cuidados. Através da ingestão de alimentos mal preparados ou mal cozidos podemos contrair doenças, prejudicando o bom funcionamento do organismo, como as verminoses. 

Cuidar do próprio corpo é o que chamamos de higiene física. O corpo precisa ser mantido limpo, pois a saúde também depende disso, além de causar uma boa impressão da pessoa.  A higiene ambiental é muito importante para nossas vidas e para toda a natureza. Devemos manter algumas atitudes de conservação da higiene ambiental como não jogar lixo no chão, nas ruas, nos rios, colocando-os sempre em lixeiras adequadas; não deixar água parada em vasos, garrafas vazias e pneus velhos; abrir as janelas para fazer a circulação de ar no ambiente, conservar limpos os ambientes, como a casa, a escola, lugares públicos".(http://escolakids.uol.com.br/tipos-de-higiene.htm).

Durante o encontro foram realizadas dinâmica com o objetivo de mostrar a importância de se viver em comunidade e manter bons relacionamentos com aqueles a quem convivemos e brincadeiras relembrando os bons tempos e a valorização do brincar. 

Estavam presentes crianças, adolescentes, pais e representantes de movimentos e associações dos Povoados de Nova Esperança, Campinas, Varjota, Boqueirão, Praianos, Morro Redondo e Casa nova. 

O projeto conta com a organização do MOC (Movimento de Organizações Comunitárias), APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira), SINTRAFI (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Familiares de Ichu), Secretaria Municipal de Educação, Saúde (através dos ACS) e Associações com o apoio Da ActionAid que é  um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.