TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ichu: O clima mudou. Tudo agora está diferente depois que choveu, afirma agricultor

Quem esteve na Região do Sisal há mais  quinze dias com certeza se retornar agora terá uma visão totalmente diferente do que presenciou, pois está tudo mudado.
Esse era o cenário em Ichu até o final do ano passado
O município de Ichu vinha sofrendo bastante com a falta de chuva, forçando vários agricultores a se desdobrarem para alimentar os animais com rações, mandacaru e outros tipos de plantas.

No início de janeiro desse ano, a situação começou a melhorar, já que desde o dia 04 que as chuvas voltaram a cair permitindo que tanques, barragens e represas recebessem bom volume de água.
Represa do Cachimbo em Ichu em 09 de janeiro 2016
São mais de quinze dias chovendo de maneira consecutiva ou alternada, e diante disso é possível verificar a todo instante a água correndo pelas estradas.
IMG_20160120_072844012
Com a sequência das chuvas, é perceptível a recuperação das pastagens em várias partes do município, a exemplo do que vem acontecendo na propriedade do agricultor Antonio José da Silva, mais conhecido por Antonio de Dodora, situada na região do Canavial.
IMG_20160120_073925671
Pastagem sendo renovada
Antonio de Dodora - exemplo de luta na Agricultura Familiar
Antonio de Dodora – exemplo de luta na
Agricultura Familiar
Uma música cantada por Zé Ramalho diz que: “A vida aqui só é ruim quando não chove no chão, mas se chover dá de tudo fartura tem de montão. Tomara que chova logo tomara meu Deus tomara. Só deixo o meu cariri no último pau-de-arara”.

Juntando ao que cantou Zé Ramalho, podemos ratificar as palavras de Euclides da Cunha: O sertanejo é, antes de tudo, um forte.

O senhor Antonio de Dodora é um exemplo de que sabe aproveitar bem a sua terra, e apesar das dificuldades que passou durante a estiagem, procurou diversificar, aproveitar a experiência adquirida no dia a dia, bem como nos cursos que participou.

Se quando o tempo seco persistia, ele conseguia tirar o sustento da família, imagine agora que o líquido precioso tem molhado o solo e vem abastecendo os reservatórios.
IMG_20160120_074116038
Um dos tanques do senhor Antonio de Dodora está cheio
Antonio de Dodora concedeu entrevista ao AL Notícias e falou da alegria em verificar tudo verde, tanques cheios e a vegetação sendo renovada.
Existiam áreas que a terra seca estava evidente, pés de Pau de Rato, Umbuzeiros entre outros padeciam com a falta de chuva, com certeza agora eles estão agradecendo a Deus.
IMG_20160120_073024186 IMG_20160120_073236939_HDR
O clima está mais alegre, os pássaros cantando com mais vigor, ou seja, a vida ficou diferente na região.
Apesar de a chuva estar caindo em Ichu, de acordo com Luiz Gonzaga dos Santos (Presidente da COMDEC), o município ainda se encontra em situação de emergência. Ele afirma que está aguardando o Prefeito George para discutir este assunto.

Lula informou que será realizado um levantamento dos mananciais e depois de uma reunião com os membros do Conselho da Defesa Civil poder decidir se revoga o Decreto de situação de emergência.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.