TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ichu: Realizado Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, no povoado de Casa Nova

Preocupados com o aumento dos casos de Microcefalia em bebês ocasionado durante a gravidez pelo Zika vírus, um grupo formado por uma educadora em Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e Saúde, Técnica de Enfermagem, Igreja Católica e moradores realizaram na manhã desta quinta-feira dia 04 um mutirão  de limpeza no povoado de Casa Nova em Ichu. O objetivo segundo Bigaia, um dos agentes de endemias que participou dos serviços é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Fátima que é educadora em saúde, moradora da Comunidade e uma das idealizadoras desse trabalho, disse para o Ichu Notícias que diante da situação que está o país, ela e o grupo resolveram fazer o mutirão. De acordo com ela, foi feito antes um trabalho educativo com as famílias onde às residências foram visitadas e os moradores orientados como prevenir do mosquito e só depois aconteceu o trabalho de limpeza para recolher todos os objetos propicio aos focos do mosquito que começa com as larvas em água parada.

Na avaliação de Fátima, este trabalho de integração dos profissionais de saúde com a comunidade é de fundamental importância para o combate deste mosquito tão temido da população mundial, pois segundo ela, em breve dias outros mutirões irão acontecer já que há necessidade de atingir outras residências e até mesmo outras comunidades.

Vale lembrar que o Zika vírus durante a gravidez pode causar microcefalia porque foram encontrados vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano, presente no sistema nervoso central, dos bebês que já nasceram e foram diagnosticados com microcefalia.
 Todo material recolhido serão destinados a local adequado

Redação Ichu Notícias com informações e fotos de Bigaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.