TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 24 de março de 2016

Ações de redução à pobreza rural na Bahia são exemplos para outros países

Experiências exitosas de políticas públicas voltadas para a redução da pobreza rural na Bahia foram apresentadas às delegações dos governos de Bangladesh  e Paquistão e servirão de exemplo para alavancar o desenvolvimento desses países. No período de 21 a 24 de março, foi realizado um intercâmbio para apresentar as ações e os resultados do Programa Produzir e do Projeto Bahia Produtiva, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à  Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nesta sexta-feira (24), o grupo se reuniu para  analisar e tirar as dúvidas surgidas com relação as experiências visitadas e os procedimentos operacionais dos projetos, na sala de reunião do Hotel Deville, em Itapuã, Salvador.

Durante a semana, as delegações, junto com autoridades do Banco Mundial, participaram de debates na cidade de Salvador e visitaram comunidades de municípios do estado, nos quais as ações e os resultados do Produzir e Bahia Produtiva, executados pela empresa pública vinculada à SDR, foram expostos pela própria população beneficiária.

O intercâmbio teve a finalidade de promover uma troca de experiências de instituições do Brasil/Bahia, Bangladesh e Paquistão, que atuam no combate à pobreza e no desenvolvimento social desses três países, com recursos financiados pelo Banco Mundial.

Foi realizada uma visita a comunidade de Rio do Peixe, localizada no município de Tucano, para discutir a gestão e funcionamento do sistema de abastecimento de água e artesanato de couro local, ao Entreposto da Cooperativa de Apicultores de Tucano – COOAPIT, onde aconteceu uma reunião com dirigentes, associados e lideranças comunitárias, e ao Armazém da Agricultura Familiar e da Economia, em Serrinha, para conhecer a gestão o funcionamento destes empreendimentos.
 
O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, avaliou a missão. "O resultado foi altamente positivo. Todos os membros das delegações ficaram muito entusiasmados com o sucesso dos nossos empreendimentos. Aqui na Bahia, viram muitas novidades e tiraram  lições, que poderão aplicar em seus países".
 
A especialista sênior em desenvolvimento rural do Banco Mundial, Melissa Williams, que representou as duas delegações, declarou que essa foi uma das mais bem sucedidas missões da qual participou. “Cada projeto nos ofereceu uma lição diferente. No projeto de artesanato de couro, por exemplo, percebemos como apoiar o empreendedor e desenvolver esse sentido de empreendedorismo pode ajudar na criação de emprego e na profissionalização da atividade. Todos os projetos que visitamos tem um ponto em comum e vimos que em nossos projetos precisamos obter um maior apoio governamental. Em todas as atividades, observamos que o apoio do governo da Bahia foi essencial para seu sucesso”. 

Williams disse ainda que todo o grupo ficou encantado com o resultado do trabalho realizado na Bahia e que foi um estímulo para que eles vissem onde podem chegar. “Durante esta semana, fiz postagens em minha rede social sobre o trabalho realizado pela CAR/SDR e indivíduos da Índia, Paquistão e Indonésia já demonstraram interesse em saber mais sobre o artesanato de couro, o suprimento de água e a estrutura da agricultura familiar”.
                                                                                 
O Produzir
O Programa Produzir, implantado na Bahia há cerca de 20 anos compõe uma geração de programas governamentais executados na zona rural do estado da Bahia, cuja inovação consistia na construção de mecanismos de implementação, centrada na organização dos beneficiários e na descentralização das ações.
 
O objetivo do Produzir foi promover o acesso da população rural pobre à  infraestrutura socioeconômica, mediante financiamento não reembolsável de pequenos investimentos comunitários que contribuíram para a redução da pobreza rural e o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH do Estado.
 
Bahia Produtiva
O Projeto Bahia Produtiva, que teve início em 2014, está em fase de lançamento dos Editais dos subprojetos Orientados para o Mercado, subprojetos Socioambientais e subprojetos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. Seusprincipais objetivos de desenvolvimento são o de aumentar à integração do mercado, a receita líquida, a segurança alimentar dos beneficiários e melhorar o acesso aos serviços de abastecimento de água e saneamento dos domicílios.
 
Ambos os Projetos são resultados de Acordos de Empréstimos firmados entre o Governo do Estado da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), cuja execução está sob a responsabilidade da CAR, empresa pública vinculada à SDR, se consolidando como instrumentos do Governo do Estado na política de inserção econômica e social das populações rurais pobres, no fomento à produção, comercialização e melhoria da infraestrutura no campo e fortalecimento dos organismos da sociedade civil e nas estratégias de desenvolvimento territorial, juntamente com os Conselhos Municipais e Colegiados Territoriais.
 
Informações: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.