TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 2 de março de 2016

Ichu: Aprovado na Câmara Projetos de Reajustes Salariais

Foi realizada na noite desta terça-feira, 01, mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Ichu.
Foto: Emerson Pablo
Chegou à Casa a Prestação de Contas dos Poderes Executivo e Legislativo referentes ao Exercício Financeiro de 2015. As referidas contas ficarão à disposição para apreciação pública por 60 dias.

Iniciando os trabalhos na noite, foi colocado em aprovação o Projeto de Lei 002/2016 – que trata do reajuste salarial para profissionais do Magistério, sendo este aprovado por unanimidade.

Também foi à votação o PL 003/2016 – referente ao reajuste salarial para todos os servidores municipais, entre efetivos e comissionados. Após a aprovação, fica autorizado o aumento à todos os servidores em 11,68%, retroativo à janeiro e fevereiro, exceto para os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Saúde (ACS), os quais receberão a partir de hoje, no entanto sem o retroativo. Ficou acertado e aprovado entre os parlamentares, que na Lei acima citada, o gestor poderá conceder aumento aos ACS e ACE assim que sair uma definição legal por parte do Governo Federal.

De autoria da vereadora Lucia Maria, foi apresentada a Indicação nº 01/2016 – que pede a criação de um Auditório Municipal no galpão do Centro de abastecimento, este, levando o nome da saudosa Fausta Anunciação Brito (Dona Fausta).

Beto Santiago – Parabenizou o SINTRAPI pela luta em prol dos servidores e disse que os projetos foram aprovados daquela forma, pelo fato de os Agentes de Endemias e Saúde terem de aguardar o parecer do Governo Federal.

Na Pauta Livre, a Vereadora Geovana fez um breve comentário sobre as pautas reivindicatórias do SINTRAPI, afirmando que a luta da entidade é digna, mas há questões administrativas que precisam ser entendidas. A edil disse que há cobranças que ela mesma faz pessoalmente ao prefeito, no entanto, é necessária a pressão popular, citando como exemplo, a ida dos trabalhadores à Câmara Municipal na noite de hoje.

Sobre a reivindicação Afonso disse que o atual gestor quando era vereador era o primeiro a cobrar e incentivar as reivindicações, afirmando que tinha direito. Falava que antes tinha dinheiro e hoje não tem.
Afonso disse não entender como gastou 19% com a saúde no ano passado, pois não tinha médico entre outros problemas.

O vereador relatou que está em plena campanha contra o mosquito, e no próprio hospital tem caixa d’água descoberta.

Professora Lúcia enalteceu a luta do SINTRAPI, declarando que os servidores do Estado também buscam seus direitos. Ela relatou que estiveram (bancada situação) com o gestor e secretário buscando soluções para o reajuste salarial, e no momento essa foi a decisão possível.

Willian Gonçalves também questionou os 19%  gastos com a saúde se até o laboratório fechou. Reclamou que foram três anos de locação de caçambas e só agora colocou seis pneus e botou pra funcionar a da Prefeitura.

Sobre os Projetos de reajustes salariais, Arraia disse que foi a melhor maneira que encontraram. Segundo o vereador tem irregularidades no município, mas têm muitos acertos. Ele disse que quantos as estradas, não tem como fazer todas de uma só vez.

Ele disse que na Semana passada o seu nome foi citado várias vezes e que até não tinha respaldo diante do prefeito. Ele disse que quem o criticou não conhece o verdadeiro papel do líder. Para ele existem líderes de bancadas que agem para roubar. Para convencer a oposição e ele não vai fazer isso.

Quanto ao Projeto de Lei sobre plotagem de veículos na verdade foi de autoria dele, mas a cobrança deve ser de todos, pois a sua gravata não é melhor que a dos outros.

Arraia disse que muitas ruas ficam cheias de mato por conta muitas vezes dos moradores, a exemplo da sua rua. O edil relatou que não vê motivos para paralisar todas as categorias. Segundo ele cobrar é muito fácil, mas cumprir é dificil.

Questionou os motivos de o SINTRAPI não verificar a situação de certos servidores. Ele disse que houve a denúncia contra os contratados, e quem fez isso é um que já teve até familiares que na gestão passada recebendo em comércio. Arraia disse que é repudiado por ir de encontro ao SINTRAPI, justamente por falar a verdade.

Egberto disse que o sofrimento dos Agentes é direto. Segundo ele, aumento é um dever de funcionário. Ele pediu uma maquina para limpar uma área no Povoado de Barra, mas diz sempre que não tem dinheiro, mas manda a máquina para fazer pista de Motocross

Para Egberto tem mais dias sem médicos do com médicos. “Parece que a Cooperativa de médicos é uma verdadeira quadrilha e conta com apoio de alguém aqui”. Ele relatou que são várias ruas cheias de lama.

Eugênio disse que os direitos são dignos e que hoje são mais vitórias do que derrotas. Sobre a estrada de Miragalho, o parlamentar destacou que tem de retirar as pedras e encascalhar, então é um trabalho lento. Sobre as estradas também, ele diz que a gestão está perfeita.

Em relação a Saúde, as dificuldades são grandes. Que os repasses do Governo Federal as vezes atrasa ou até nem vem a exemplo da complementação dos Agentes.

Redação do AL Notícias – parte do texto adaptado de Emerson Pablo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.