TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 19 de março de 2016

Ichu: Mantendo a tradição, homens realizam a limpeza dos caminhos que levam ao Monte do Canavial

Todos os anos vários homens se unem para a realização da limpeza nos caminhos que levam ao topo do Monte do Canavial em Ichu onde acontecem orações na Semana Santa com o Ofício na Sexta-Feira da Paixão.
IMG_20160319_080621889_HDR
Neste sábado, 19, um grupo formado por dez homens (com o repórter) esteve percorrendo todo o trajeto que será seguido na próxima semana. Eles foram realizar a limpeza para facilitar a subida dos fiéis.

Mesmo com as chuvas que caíram no início do ano e que fez o crescimento do mato, os homens não encontraram tanta dificuldade para realizar a limpeza.
IMG_20160319_074015640_HDR
Durante o trabalho a nossa equipe ouviu muitas histórias de como era realizada essa atividade de limpeza no passado. Eles contaram também que a cruz de madeira foi colocada naquele local há mais de cem anos ficando por lá até que em 1997 foi substituída por uma de concreto.
IMG_20160319_084544003
Trabalho árduo para preparação do local a ser colocada a cruz de concreto
(Foto: Arquivo Dona Nieta do Canavial)
IMG_20160319_084747350
Local praticamente pronto para a colocação da cruz 
(Foto: Arquivo Dona Nieta do Canavial)
IMG_20160319_084724560
Vários homens trabalhando firme para subir com a cruz até o topo do monte
(Foto: Arquivo Dona Nieta do Canavial)

JorgeJorge do Canavial relatou ao AL Notícias que foram muitas as dificuldades para conseguir levar a nova cruz. Segundo ele além do peso por ser de concreto, havia chovido bastante e por isso passavam nas baixadas com muita água.

Apesar de tudo, Jorge enfatiza a dedicação dos moradores da região do Canavial, que não mediram esforços para verem tudo pronto.
IMG_20160319_084645215
(Foto: Arquivo Dona Nieta do Canavial)

Arquivo AL Notícias
Arquivo AL Notícias
“Segundo a Sra. Nieta e o Sr. Janjão (moradores dessa comunidade), essa devoção foi instituída a mais de 120 anos por seus antepassados, dentre eles dona Odília Donato Carneiro (uma das maiores professoras daquela época), que era proprietária da fazenda. Durante a Quaresma ela rezava o ofício em sua residência aos sábados, e na Sexta-Feira Santa faziam a caminhada até o monte para juntos proferirem a fé ao Ofício da Paixão. O ofício era cantado pela Sra. Vitória (grande parteira daquela região) e sua filha Sta. Almerinda, que vieram do município de Pé de Serra e residiam numa casa onde hoje se encontra a capela.”  (Relato site da Paróquia).

Na próxima Sexta-Feira (25 de Março) a equipe do AL Notícias estará presente mais uma vez acompanhando a subida ao Monte do Canavial. Como sempre, iremos procurar chegar bem cedo para contar tudo para você internauta.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.