TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 16 de abril de 2016

Desejando manter a tradição, Técnico Agrícola ichuense fabrica seu próprio pilão

O Técnico Agrícola ichuense, Edcarlos Almeida, vem a cada dia demonstrando que realmente é amante das tradições e que tem o desejo de manter viva a cultura do povo brasileiro e em espacial de Ichu, sua terra natal, situada no semiárido baiano.
Sementes
Edcarlos possui um Banco de Sementes
Edcarlos tem atuação direta no Movimento de Organização Comunitária (MOC), e inclusive mantém um Banco de Sementes, onde visa perpetuar as chamadas sementes crioulas.

Apesar de jovem, ele procura levar uma vida ligada mais as coisas antigas, principalmente as que se referem ao meio rural.

Atualmente, Edcarlos vem construindo um Pilão, que é um utensílio de origem africana, que veio para o Brasil na época da Colonização Portuguesa, usado para moagem de grãos como feijão, milho, amendoim entre outros alimentos.
3690c0c4-c1bf-4058-92d6-747a0a8fb68d
Conforme Edcarlos, ele sempre desejou ter seu próprio pilão, mas infelizmente não conseguiu comprar, bem como ninguém quis doá-lo, e diante disso decidiu fabricá-lo.

Ele relata que encontrou uma árvore da espécie Baraúna que estava praticamente morta no mato, pois é defensor da natureza e jamais iria derrubar uma planta em perfeito estado. A sua vontade era derrubá-la ao modo tradicional, ou seja, no machado, mas para adiantar o trabalho utilizou uma motosserra.

Depois de cortada, Edcarlos passou a utilizar algumas ferramentas que herdou do seu avô, e com o dom de carpinteiro foi moldando o pilão.
1a5cb106-e309-4d10-aeec-4cb8e9ac126a
Aos poucos o tronco da Baraúna foi tomando forma, no entanto existe uma cava no meio que é utilizada como recipiente para serem pisados os grãos. Para isso foi necessário colocar fogo com o objetivo de amolecer o miolo.
5a27f0f1-ae2b-4388-b713-5c4250dd8af2
Unindo o útil ao agradável, o Técnico Agrícola aproveitou para assar o milho e assim se deliciar desta iguaria típica do período junino.
bbcf027e-7311-4c34-b99c-3ce96e476d20
Edcarlos destaca que vem se programando para que o Pilão seja definitivamente inaugurado no dia 1º de Maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador.
Ele afirma que ainda não está pronto pelo fato de só se dedicar a fabricação deste utensílio quando está de folga.
5f9e5282-7c63-48dd-be35-67025fba942c
 Reportagem André Luiz – AL Notícias com fotos (AL Notícias) e envias pelo WhatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.