TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Ichu: Iniciada a vacinação contra o vírus H1N1


H1N1Teve início nesta segunda-feira, 18, na rede publica, a vacinação contra o vírus “H1N1” que é uma recombinação entre o vírus humano e o suíno que circula no mundo todo.

Conforme informações, de especialistas o avanço recente no número de casos registrados no Brasil se dá pelo aumento de virolência, ou seja, o vírus ficou mais agressivo, com ação mais danosa. “Para combatê-lo não basta só vacinar, é preciso mudar os hábitos também. Não são os sintomas que matam, e sim as complicações, como pneumonia, insuficiência respiratória aguda e pouca oxigenação do cérebro, a chamada hipoxia”.

Ruany Almeida é Coordenadora da Vigilância Epidemiológica

Ruany Almeida é Coordenadora

da Vigilância Epidemiológica
No município de Ichu também foi iniciada a vacinação nos postos de saúde da sede, Barra e Licuri.

Ruany Almeida que é a Coordenadora Municipal da Vigilância Epidemiológica informou quem em Ichu não há casos suspeitos de infecções por H1N1, no entanto, a Secretaria de Saúde vem fazendo sua parte para realizar a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde como idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e população privada de liberdade.

Ela destaca que 30 de Abril será o Dia D e que todos os profissionais estarão mobilizados para que o objetivo seja alcançado.
Sintomas
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, desconforto respiratório, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores no corpo e dor de cabeça.

“A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e óbito. Por isso, o município está vigilante e orientando os estabelecimentos de saúde para a notificação de casos suspeitos internados, que é obrigatória”, explica Leila.

Nos casos de suspeitos de gripe, quando os sintomas se tornarem mais intensos, a recomendação é procurar as unidades de urgência e emergência para avaliação médica e, caso necessário, iniciar o tratamento com o antiviral Fosfato de Osetalmivir (Tamiflu), disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para inibir a evolução da doença.

Tanto para a gripe quanto para o resfriado, o tratamento é feito com repouso, hidratação e remédios recomendados pelo médico. “A etiqueta respiratória também é importante. Sempre proteja a boca e o nariz ao tossir e espirrar, lave sempre as mãos e evite locais com grande número de pessoas para não facilitar a propagação de doenças”, orienta Leila.

Reportagem André Luiz – AL Notícias / Informações sobre os sintomas extraídas do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.