TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de maio de 2016

ICHU - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA NA GESTAÇÃO FOI O TEMA DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM GESTANTES.

A nutricionista do NASF Diana Santiago iniciou falando sobre a gestação que é considerada um período de importantes mudanças fisiológicas e psicológicas na vida da mulher, por isso é necessário que haja cuidados especiais no que diz respeito à saúde e à nutrição.

 O cuidado com a alimentação saudável e equilibrada durante o período gestacional garante nutrientes necessários e mantém o ganho de peso adequado da mãe para que não venham desenvolver distúrbios nutricionais associadas a má alimentação tais como obesidade, desnutrição ou anemia, além da Hipertensão Arterial Sistémica, Diabetes Gestacional.

Segundo Diana, a gestante deve estabelecer horários fixos para realizar suas refeições e fraciona-las com intervalos de 3 horas, evite tomar líquidos durante as refeições, investir em carboidratos não refinados, como arroz, cereais, macarrão, biscoitos e pães integrais pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais, incluindo diariamente frutas, verduras e legumes à sua alimentação; Procurando fazer uma alimentação variada e colorida para garantir a adequação de nutrientes além do consumo fontes de gorduras saudáveis tais como abacate, coco seco, azeite de oliva, óleo de coco, oleaginosas.

A nutricionista alertou sobre alguns mitos que não são verdades dentre eles o ditado de que “Mulher grávida deve comer por dois”. Sendo que não existe nenhum estudo, nem comprovação científica afirmando que isso é verdade.

O Educador Físico Francisco Moyses indicou alguns exercícios específicos para gestantes com objetivo de melhorar a postura e diminuir dores como cervicalgia (dor localizada na parte posterior do pescoço e/ou na nuca) e lombalgias (dor na região lombar, devido a lesões da coluna ou afecções que atingem as vísceras situadas naquela região) evidentes na maioria das gestantes. Fez também demonstrações na sala e orientou que esses exercícios podem ser feitos em casa.

A atividade também contou com a participação da Agente Comunitária de Saúde Solange.

Por Cida Carneiro com Informações e Fotos de Diana Santiago- Nutricionista

Confira todas as imagens:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.