TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Ichu: Utilização do Centro de Abastecimento pelo Grupo de Reciclagem foi o principal assunto na Câmara de Vereadores


5acdc0de-ebd9-4662-806f-f63beaa513ce 
O assunto principal na reunião ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu realizada nesta terça-feira, 14, foi disponibilização do Centro de Abastecimento que está desativado para a utilização por parte do Grupo de Catadores de Materiais Recicláveis que vem sendo criado pelo Movimento de Comunidades Populares com incentivo da vereadora Geovana.
Vereadora Geovana acompanhando o pessoal do MCP no Centro de Abastecimento 
Foto: Blog da Vereadora
Conforme fora citado na câmara já houve uma conversa prévia com o Prefeito Antonio George que sinalizou a utilização pelo MCP, porém em março os membros do legislativo aprovaram por unanimidade uma indicação da Vereadora Lúcia para que o antigo Centro de Abastecimento seja transformado em um auditório para reuniões.

64052f8d-84cd-404f-8262-1b13aebcce28Diante disso, membros do MCP foram à Câmara e utilizaram a Tribuna para reivindicar apoio dos parlamentares a fim de que seja disponibilizado o centro para o recolhimento de resíduos sólidos.

João Carlos e Ozinéria explicaram que a luta é grande para que seja criado esse grupo de catadores, pois com isso além de ajudar o meio ambiente estarão gerando emprego e renda para várias pessoas.

Eles disseram que estão contando com o apoio de uma empresa de reciclagem de Feira de Santana que irá realizar uma capacitação, buscando fazer o serviço de maneira organizada.

Durante as falas, os pares disseram que não estavam contra a disponibilização do Centro, mas o Prefeito não havia mandado para a câmara nenhum Projeto falando do assunto, então eles não poderiam votar sem saber como iria funcionar.

Foi dito que o antigo matadouro estava disponível para este fim e inclusive ficou liberado para Thiago do Projeto Reciclar.

Depois de muita discussão foi acertado que deverá ser enviado ao legislativo algum projeto para depois eles discutirem.

Lembrando que o vereador Arraia também disse que não estava contra, mas na oportunidade apresentou um abaixo-assinado que fora entregue por moradores da região do Centro de Abastecimento que temem na colocação de materiais recicláveis no centro, já que eles podem servir para a procriação de ratos, baratas entre outros insetos.
baa5f232-409d-4690-8605-d88b45d61466
O abaixo-assinado conta com 60 assinaturas 

Vale lembrar que foram aprovadas algumas indicações:
Indicação do Vereador Arraia: Sobre a reforma da quadra, quando ele pede para não colocar a rede de proteção, a não ser que aumente a altura do alambrado, pois segundo o vereador, caso coloque a rede outras modalidades como Basquete e Voleibol não poderão ser praticadas no local.

Indicação da Vereadora Geovana: Disponibilização de sinal de Wifi no centro da cidade, em especial durante períodos festivos.

Também de autoria de Geovana foi apresentado um Projeto de Lei que pede ao executivo que em festas realizadas pela Prefeitura 50% dos artistas sejam da terra, e 50% de outros municípios.

Apesar de ser um excelente projeto, houve algumas sugestões a serem inseridas e por isso o mesmo foi retirado para modificação.

PAUTA LIVRE
A vereadora Geovana falou da chegada do novo Padre para a Paróquia de Ichu. Tratou também do projeto 10 Medidas contra a Corrupção reúne 20 anteprojetos em tramitação na Casa que tratam de iniciativas para tornar o combate à corrupção mais eficaz. São mais de 140 mil apoiadores da sociedade civil envolvidos nesse projeto, além do MPF e de parlamentares.

Em gravação da campanha, a atriz Fernanda Cândido diz que a assinatura necessária no momento é a de Waldir Maranhão. A ele cabe assinar a criação da comissão especial que dará andamento ao projeto na Casa.

Professora Lúcia tratou de algumas ações do COMDEMA. Disse ter ficado preocupada com alguns proprietários que limparam terrenos e jogaram o mato no riacho, bem como deixaram que tocassem fogo no material prejudicando moradores.

A vereadora disse estar indignada com a falta de segurança no município que hoje não conta com delegado, viatura entre outras situações. Para ela é lamentável tamanha violência vivida em Ichu e cidades da região. Conforme a Edil esse governo do PT abandonou a Segurança Pública e a Saúde.

Ela destacou que por diversas vezes já estiveram na SSP cobrando intervenções na Segurança do Município, mas até agora nada.

Esse também foi o pronunciamento do Vereador Willian Gonçalves que enfatizou a luta de todos os legisladores, bem como do Prefeito George, mas infelizmente o Governo do Estado não tem feito sua parte.

Wly e Egberto reclmaram da Secretaria de Obras por ter retirado o paralelepípedo próximo ao Mercadinho de Pedrinho (Av. Elvira Freitas) e colocado entulho de construção e areia, deixando muita poeira no local.

O vereador Arraia soltou o verbo contra o Secretário de Obras, pois segundo ele existe um entulho em frente a sede da Liga, e mesmo sabendo que haveria jogos no estádio o mesmo não mandou retirar.

Arraia também relatou que foi boa a recuperação da estrada sede a Casa Nova, mas no último final de semana o trabalho não foi concluído e muitas pedras grandes ficaram soltas e por pouco não provocou acidentes no trecho.

O edil falou que o operador passou a máquina na estrada do Barro Preto e por incrível que pareça retirou todo o material (cascalho) que foi colocado no ano passado, permitindo agora com as chuvas que o local vire um verdadeiro lamaçal.

Situação das ruas também foi alvo do vereador Afonso que reclamou da situação da Rua Gerson (próximo ao cemitério) e Conjunto Oscar Cedraz. Ele chegou a dizer que tem abaixo-assinado para a não liberação do Centro de Abastecimento por parte do MCP para colocação de materiais recicláveis, mas esquecem de falar da lama e esgoto a céu aberto.

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.