TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Defesa Civil inicia operação de segurança na Romaria de Bom Jesus da Lapa

Começou nesta última quinta-feira (28) a 325ª Romaria do Santuário do Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, com o tema “Bom Jesus é o Rosto da Misericórdia do Pai”. Técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) estão no local participando da operação integrada de proteção, segurança e fiscalização junto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e voluntários, entre eles agentes comunitários de saúde e de endemias, enfermeiros e nutricionistas.
Na entrada da cidade foi instalada uma barreira sanitária, onde os romeiros são orientados sobre as normas de segurança em grandes aglomerações e recebem dicas de higiene para evitar a proliferação de doenças infectocontagiosas, além dos kits com reidratante oral, hipoclorito de sódio, saco de lixo, preservativos e panfletos educativos. Os restaurantes, lanchonetes, hotéis, acampamentos e veículos, também passam por vistoria e higienização, e as estradas que dão acesso à cidade são fiscalizadas.   

A Sudec junto com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) foram os primeiros a assumirem a ação em 1991, e nos últimos 25 anos, só não participou em 2012 e 2013.   

Segundo o superintendente da Sudec, Rodrigo Hita, a participação da Defesa Civil é imprescindível em grandes eventos para garantir a proteção global da população. “A Defesa Civil não deve ser lembrada somente nos momentos de desastre, nosso papel é principalmente de prevenção, orientação e de preparação. Quanto maior for a conscientização da população sobre a percepção de risco menor serão as ocorrências." conclui. 

A equipe da Sudec fica no município até este sábado (6) e retorna às atividades em setembro, quando acontece a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, festa que também registra grande fluxo de turistas.

Ascom
Superintendência de Proteção e Defesa Civil - Sudec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.