Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Série baiana levará à TV histórias inéditas sobre artistas como Gonzagão e Pixinguinha

Os 40 anos de registros feitos pelo cantor e compositor Gereba Barreto, que captou em seu gravador encontros marcantes com artistas como Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Silvio Caldas, Ary Barroso e Elba Ramalho e muitos outros grandes personagens da cultura brasileira, serão adaptados para a televisão pela produtora baiana TemDendê Produções.  
“Gereba é essa pessoa especial, que além de músico, cantor e compositor, é um pesquisador nato e tem essa mania do registro. Eu sempre dou o exemplo que é real. Se ele estava na fazenda de Luiz Gonzaga, em Exu, com Gilberto Gil, Dominguinhos, e ele não estava só conversando, estava com o gravador também gravando”, explica Pola Ribeiro, diretor geral da série “O Gravador de Histórias”
O cineasta conta ainda que “com o passar do tempo ele [Gereba] decidiu trazer à tona isso e chegou a fazer na rádio Educadora uma série ‘Preciosidades’, com esses encontros". "Ele continuou com essa ideia e levou para Vânia Lima, diretora da TemDendê. Eles conversaram sobre como transformar o arquivo de áudio em uma série de TV, e desenvolveu-se o formato, onde essas falas detonam memórias para pessoas hoje”, lembra o cineasta sobre o docudrama baiano, que colocará as gravações em xeque, confrontando-as com os personagens envolvidos ou pessoas conhecidas.
Pola Ribeiro assina a direção geral da série | Foto: Divulgação
Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2017, no canal CineBrasilTV, a série terá 13 episódios de 26 minutos. Pola conta que o seriado saiu do papel pelo interesse da própria TV, durante o Content Market. “A partir daí nós formatamos o projeto e apresentamos ao Fundo Setorial do Audiovisual. Foi avaliado, aprovado, e ai são os tramites mesmo normais”, explica o diretor, revelando que a primeira exibição será na emissora, mas que existe a expectativa de expandir o projeto. “Estamos filmando tudo em 4k, que é uma qualidade de gravação muito elevada, porque a sente no projeto uma capacidade tanto de fazer outras temporadas, como seguir esta por muito tempo”, afirma o diretor geral sobre a série, que levou dois anos para se consolidar, entre ideia, formatação de projeto, interesse empresarial, captação de verba no valor de R$ 650 mil para toda temporada e o início das gravações.
Primeiros dois capítulos foram rodados em Salvador | Foto: Divulgação
“O Gravador de Histórias”, cujas filmagens percorrerão por diversas cidades brasileiras, começou a ser rodada nesta semana em Salvador, tendo seus dois primeiros capítulos dirigidos por Ruy Guerra. Através da linguagem audiovisual o cineasta recontará histórias inéditas do sambista baiano Batatinha e do cantor e compositor Wilson Aragão. A escolha dos artistas retratados nesta temporada não foi fácil, já que Gereba repassou mais de 250 horas de gravações a uma equipe da produtora, que até então analisou 70% do material. “Ele gravava, mas é muito difícil você ter organização no seu arquivo de memória”, avalia Pola, revelando que o processo não tinha uma ordem estabelecida. 
 
“A gente foi pegando, analisando e selecionando. Porque também ele tinha indicativos de memória. Luiz Gonzaga, por exemplo, foram quatro dias da fazenda dele, então quando localizamos os arquivos vimos tudo, e tem histórias muito legais. Uns vieram pela história e outros pela vontade de capturar aquele personagens. Por exemplo, Batatinha a gente tinha necessidade de dar uma visibilidade, Wilson Aragão também”, explica. 
 
Por Jamile Amine // Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.