TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ICHU- Secretária de Saúde fala do Seminário sobre gestão de saúde que participou em Salvador

Aconteceu durante os dias 07 e 08 de Fevereiro de 2017 um Debate sobre Gestão de Saúde promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA) com o objetivo de  debater os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, bem como aspectos relacionados à vigilância, regulação, medicamentos e financiamento. 
Representantes de 364 municípios baianos se reuniram no Hotel Fiesta, em Salvador, para participar deste Seminário de Integração. Ichu foi bem representado pela Secretária de Saúde Nailana Araújo que falou sobre a importância de participar de um momento tão importante para a sua gestão.

Segundo Nailana, o seminário ampliou a visão dos gestores, esclareceu diversas dúvidas, como também apresentou as novas propostas da Secretaria de saúde do estado para os municípios. "Posso dizer que os desafios não param e não vão parar por aqui, até porque é proposta governamental é acabar com a divisão do financiamento em blocos e unificar o que se torna uma armadilha para o gestor, pois quando ele acessar a conta, pode achar que tem muito recursos, quando na verdade, a receita será a mesma". - completou.   

Nailana destacou a importância da policlínica que estará sendo construída em Feira de Santana e em outras regiões onde até o final de 2018, estarão em pleno funcionamento  possibilitando que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames. As policlínicas oferecerão até 13 especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. Sobre as novidades na área hospitalar, falou-se dos avanços, como o hospital da mulher que atende 100% das mulheres com patologia de câncer de mama.

Durante o encontro  foi repassado  orientações de como os gestores devem gerir os recursos e prestar contas  como  o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e o manual e cartilha para o gestor como forma de nortear o trabalho de cada secretário durante esses 4 anos.

Ao final a secretária destacou como positivo esses dois dias como troca de informações. "Foi muito proveitoso e produtivo o seminário, principalmente para nós que estamos a frente da gestão de saúde pela primeira vez". - Nailana  Araújo.      

Por Cida Carneiro-Fotos: Nailana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.