TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 11 de abril de 2017

ICHU- Implantada com sucesso a I Jornada Inclusiva da APAE

Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para estruturar e fortalecer o trabalho pedagógico e interpessoal de cada indivíduo, foi iniciada nesta terça feira, 11 de Abril de 2017 a I Jornada Inclusiva da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que trás como tema central: Escola que ensina, escola que aprende agregando saberes desmistificando preconceitos.

Essa Programação dividida em 2 módulos foi pensada após o retorno da Professora Zudivalda Castro da Silva Carneiro que já aposentada pelo estado, assumiu a direção da APAE e junto ao Filho o Psicólogo Leonam Castro da Silva e seu esposo o Senhor Manoel Nascimento Carneiro que assumiu recentemente a presidência da instituição, decidiu buscar aperfeiçoar profissionais, alunos e pais a fim de fortalecer esses atores acadêmicos à nível cognitivo e emocional.

 Leonam Castro atua como Psicólogo na Secretaria Municipal de Saúde de Ichu, e sensibilizado com essa problemática resolveu implantar uma Jornada Inclusiva onde aborde temas providenciais à realidade em que os funcionários atuam para que estes  possam adquirir experiências e conhecimentos para transmitir  em seu ambiente de trabalho. Toda a dinâmica vem sendo ministrada por profissionais capacitados que abraçaram gratuitamente esse projeto.

O primeiro momento veio com o Psicólogo, Psicoterapeuta corporal e facilitador de grupos em Análise Bioenergética, Leonam Castro que trabalhou o Corpo e emoções no grupo, abordando a perspectiva do autoconhecimento no contexto escolar, de como os profissionais que trabalham na instituição precisam ter um olhar e um cuidado consigo mesmo para que possa efetivar os trabalhos com os seus alunos. 

Foi realizado atividades vivenciais para que pudesse integrar esse autoconhecimento.

Na parte da tarde a jornada foi coordenada pela Especialista em Deficiência intelectual, a professora Zilda  Mara Soares da Silva com a participação de estagiários na área da psicologia da FAT (Faculdade Anísio Teixeira) de Feira de Santana Bahia.

 Foram Abordados as diferentes deficiências e a diferença de cada uma delas.

Para Zudy, a APAE sempre foi focada e preocupada em promover a inclusão e socialização das crianças especiais com a sociedade e escolas regulares. Com isso, através dessa temática expande vagas para os interessados que se propuserem a participar para melhor entender e aceitar lidando com as diferenças e limitações daqueles que são em diversas circunstâncias, isolados, discriminados e excluídos.

 Segundo ela, há inúmeras dificuldades, descaso e indiferença por parte de algumas autoridades, adjacências sociais e uma parte da comunidade, mas os dirigentes manterão firme o propósito de se empenharem ao máximo para buscar benefícios e melhorias para essa instituição que sempre contou com a participação ativa de toda a família.

Vale destacar que quem participar desta I Jornada inclusiva com 02 módulos divididos em terças feiras do mês de Abril e maio, terá direito a certificado.
   Segue o cronograma para os próximos encontros:

Dia 18/04/17: Tema: Pedagogia Sistemática com a palestrante Maria aparecida De Almeida Vasconcelos- Artista Plástica, Terapeuta Corporal, Consteladora e especialista em Saúde Mental;
Oficina de Artes plásticas direcionadas aos alunos da APAE com a Psicóloga Thaniele Santana.

Dia 25/04/17:  
Manhã: Meditação com o Psicólogo Leonam Castro;
Tema: Abraçando as diferenças com o monitor Francisco Moysés;
Tarde: Saúde mentalno trabalho e estratégia de regulação emocional com a palestrante Professora Louise Cristine Santos Sobral-Doutoranda em Psicologia pela universidade Federal da Bahia e participação dos estagiários do curso de Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de santana.

Dia 27/04/17: (ATIVIDADE EXTRA)
Trabalho Corporal com o foco em Análise em Bioenergética ministrada pelo psicólogo Leonam Castro.
Público alvo: Pais de alunos da APAE

O cronograma com a programação no mês de maio será divulgada nos próximos encontros.

Toda equipe da APAE agradece ao apoio da secretária de Saúde Nailana Araújo, a coordenadora do Curso de Psicologia da FAT Iara nancy Araújo Rios e Gleid'Arts.


Por Cida Carneiro com Informações de Zudy Castro- Diretora da APAE-Ichu

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.