TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 8 de agosto de 2017

ICHU-USF Helena Santiago recebe nova estrutura.

A Unidade de Saúde da família Helena Santiago, situada na sede do município de Ichu passou por um período de reforma para oferecer a população que busca o serviço de saúde, um melhor conforto e qualidade no espaço.

A reforma que começou em meados de Junho foi entregue na última segunda feira, 07 de Agosto, com uma nova estrutura deixando todos os profissionais de Saúde satisfeitos com o que foi encontrado.

O ato simbólico contou com a presença da Secretária de Saúde Nailana Araújo, o Secretário de Administração Gustavo Reuter, os vereadores Willian Gonçalves e Celidalva Soares, bem como usuários da Unidade e profissionais de Saúde.

Denieire Santiago, enfermeira e coordenadora de Atenção Básica agradeceu a todos os envolvidos e destacou a importância do trabalho em equipe. Para ela, as coisas se tornam possíveis quando se tem vontade de realizá-las."Apresentamos esse novo espaço à comunidade agradecendo ao nosso bom Deus que nos permitiu estar aqui, e a todos que abraçaram com vontade para que as coisas de fato acontecessem. meus sinceros votos de reconhecimento ao Hospital Sagrado Coração de jesus na pessoa do Enfermeiro Willian que com sua equipe nos acolheu por todo esse período dentro daquele estabelecimento para que a reforma se realizasse de forma tranquila sem prejudicar o Serviço ofertado à população. Gratidão pelo empenho da Secretária Nailana que se mostra sempre aberta para atender as nossas solicitações, a gestão que ai está, aos pedreiros e todos que colocaram suas mãos em cada detalhe desse espaço como também aos meus profissionais que juntos realizam um trabalho fantástico"- Deni.

Sérgio Marcos, Agente Comunitário de Saúde, celebrou a Deus o dom da vida de cada um destacando as belezas ofertadas por Ele em nosso dia a dia.

Willian Gonçalves, Vereador, disse ser uma satisfação saber que o intuito maior desse acontecimento foi o de atender a população da forma como ela merece. A equipe também foi destacada por Wly como sendo capacitada para desenvolver e ofertar o seu melhor.

 Aos Agentes de Saúde que diariamente buscam entrar em comunicação com a comunidade, ele parabenizou porque é através desse vínculo que a prevenção acontece e a atenção Básica funciona.

A vereadora Celidalva Soares  parabenizou o novo espaço e destacou a confiança que ela tem por essa equipe e que é preciso renovar além do espaço físico, também o coração de cada um para que a cada dia se faça um trabalho ainda melhor.  

Nailton Araújo parabenizou o novo espaço como também aos profissionais pelo empenho em fazer as coisas acontecerem.

Gustavo Reuter destacou a satisfação em poder realizar essa reforma que segundo ele, são as pequenas coisas que fazem a diferença e melhora a auto estima de quem convive ali diariamente."Quando fazemos para a população, precisamos realizar da melhor forma possível. Temos Barra e Licurí ainda para ser feito. Faremos, dentro das nossas limitações, o melhor. Esse dinheiro foi aplicado do recurso do PMAQ-AB (Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica), trabalhando com o que temos em mãos  procuraremos sempre melhorar".-Finalizou Gustavo.

Osvaldo Junior, usuário da Unidade Helena Santiago lembrou que administrar significa se empenhar com alegria e escolhas, abrindo mão de algumas coisas para se fazer outras. "Vimos que essas foram as melhores escolhas e desejo que  possam atingir a todos os beneficiários. O Programa Saúde da Família trata do cuidado com a prevenção e este tem sido bem realizado dentro do município. Destaco aqui o trabalho do Agente Comunitário de Saúde que faz esse elo de ligação entre a comunidade e o PSF. apesar das dificuldades encontradas, Ichu se destaca sobre todos os outros municípios. Isso só é possível porque o trabalho desenvolvido é sempre bem feito"- Completou Juninho.

Nailana Araújo, Secretária de Saúde agradeceu a Deus por essa conquista já que Ele é quem sustenta a cada um diariamente. Para ela trabalhar com essa equipe é prazeroso porque luta junto e abraça a causa apesar de todas as dificuldades, com o intuito de vencer e fazer sempre o melhor. "Saber que eu posso estar viajando em busca de melhorias para a Saúde e ter uma equipe aqui que faz as coisas andarem é a grande diferença que encontro na minha equipe fazendo com que Ichu se destaque dos demais municípios. Todos se esforçam para que as coisas aconteçam. Sou grata por tê-los como suporte para o meu trabalho".- Finalizou.

Dr Claudio Teixeira, médico da Unidade de Saúde falou das mudanças feitas com os recursos vindo  do Governo Federal para a Saúde dos municípios. "A regulação que hoje existe mas não funciona atrapalha o trabalho da gestão como do médico que fica a mercê dessas liberações para fazer alguns serviços dentro do sistema de Saúde. É muito difícil manter as unidades hospitalares abertas como mínimo de recurso que entra já que com o resultado positivo da Atenção Básica, vem caindo significativamente o número de internamentos dentro dos hospitais. É preciso sim manter os Hospitais funcionando mas em cidades pequenas como Ichu isso se torna um esforço enorme porque o dinheiro que entra é quase nada. O gestor precisa fazer "milagres" para fazer a coisa acontecer". 

 Vale destacar que a Unidade de Saúde Helena Santiago funciona de Segunda a Sexta Feira  com acolhimento, acompanhamento de pré-Natal, Puericultura, Dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, curativo, consulta odontológica (previsto para voltar o funcionamento na  Segunda quinzena de Agosto), Práticas alternativas e complementares no SUS, Consulta de enfermagem, Exame preventivo, Grupos de Educação em saúde (Gestantes, Pare de fumar, Obesidade, idosos, Garis e margaridas), imunização (vacinas), Consulta médica, nebulização, Planejamento Familiar, Acompanhamento de Hipertensão e Diabetes, Teste rápido (HIV - Hepatite B e C, VDRL, Gravidez, Zica), Acompanhamento de Saúde Mental, Psicológico, Fisioterapia, Projeto Cuidando de quem cuida. Atendimentos através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Os profissionais lotados na Unidade São: 
  • Médico: Dr Claúdio teixeira;
  • Enfermeira: Denieire Santiago;
  • Dentista: Soraia Ramos;
  • Nutricionista: Calila Santiago;
  • Psicólogo:Leonan Castro;
  • Fisioterapeuta: Caroline moreira;
  • Assistente Social: Irannet Santiago;
  • Agentes Comunitários de Saúde: Adelídia, Beide, Cida, Dinalva, Edileuza, João de Deus, Maria, Pedrina, Sérgio, Silvaneide e Solange; 
  • Técnicas em enfermagem: Rosilene e Jessicka;
  • ASB: Diovânia Carneiro; 
  • Recepcionistas/Digitadora: Cleide e Thyara;
  • Agente público: Tainá. 
Por Cida Carneiro: Fotos/Diovania 

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.