TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 7 de novembro de 2017

ICHU- Grupo Pare de Fumar participam de mais uma terapia comunitária

O Grupo pare de Fumar em Ichu vem se encontrando quinzenalmente na Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de Vencer a dependência do Cigarro.

Esta é a segunda turma formada desde que o projeto foi aceito no município e já vem contando com grandes resultados positivos.

Na última Segunda Feira, 30 de Outubro Adelídia e Pedrina terapeutas comunitárias e agentes comunitário de Saúde bem como Cida,  desenvolveram no grupo mais um momento através de terapia comunitária. 

Para as terapeutas, a vivencia fez com que o grupo percebesse o que é possível superar quando se tem objetivos na vida com força de vontade, dedicação e amor. 
"Quando um apoia o outro, as dificuldades tem mais probabilidade de serem vencidas. Estamos aqui para apoiar cada um no seu papel e desejo de vencer. cada ser é um herói de si mesmo que enfrenta guerras interiores e alcançam com alegria o resultado final tão aguardado"- Completaram.

O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. 

O Programa vem acontecendo nas unidades básicas de Saúde de Ichu Bahia e segue a cada encontro emocionando os profissionais que se unem para ajudar a quem deseja abandonar o vício. 

No primeiro trimestre do tratamento o tabagista faz uso de medicamento, que são fornecidos gratuitamente pelo SUS, para auxiliar na ansiedade. Ele faz uso de nicotina através de adesivos no braço para diminuir essa necessidade enorme que ele tem de pegar o cigarro. E durante as reuniões ele vai recebendo toda a orientação de como ficar sem o cigarro o que ele deve fazer para substituir o cigarro. Ele já sai depois de um ano como ex-fumante. Um ano já é suficiente para o indivíduo conseguir viver sem o cigarro.

Superar a dependência, portanto, pode trazer inúmeros benefícios para a qualidade de vida, sobretudo na redução do risco de desenvolvimento dessas doenças. Depois de três semanas sem fumar, a respiração e a circulação sanguínea ficam mais fáceis. Já um ano depois, o risco de morte por infarto cai pela metade. Com dez anos sem fumar, essa possibilidade se iguala a de pessoas que nunca fumaram. (Inca).
Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.