TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 21 de julho de 2018

ICHU-Pastoral da Criança e ACS celebram a vida. Vacinação sobre Sarampo foi o tema do mês.

A Pastoral da Criança  que tem a missão da Pastoral de promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

 Em Ichu Bahia, os líderes da Pastoral atuam  com os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) visitando e  realizando a Celebração da Vida mensalmente como forma de fortalecer o sentimento de família, que torne possível unir as pessoas para “viverem em comum”, que é o sentido de comunidade. Nele são estreitados os laços de fraternidade entre gestantes e seus companheiros, mães, pais, familiares e é valorizada a responsabilidade de uns pelos outros. Todos se juntam na busca de mudanças na melhoria da qualidade de vida das famílias e, portanto na das crianças e gestantes.- (www.pastoraldacrianca.org.br).

Na última quinta feira, 19 de Julho de 2018, o tema trabalhado foi vacinação contra Sarampo e os boatos circulados nas redes sociais.

Foi explicado aos pais presentes que  na tentativa de controlar o avanço do surto em alguns estados brasileiros, o Governo Federal decidiu que este ano fará uma campanha mais específica. Portanto, ao invés da campanha multi vacinação, haverá uma, focada no combate ao sarampo e à poliomielite, entre 6 a 31 de agosto. Mas a campanha, como sempre, terá como público-alvo crianças menores de cinco anos – tanto as que estão na idade indicada para receber o imunizante como aquelas que estão com as doses em atraso.

O que o ministério da Saúde recomenda para a população em geral que precisa tomar a vacina é que procure uma Unidade Básica de Saúde, no horário de funcionamento dela, para atualizar a carteira de vacina sendo que pela aplicação correta, a primeira dose da tríplice viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, é a vez de uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varíola), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela.Caso haja atraso na vacinação, crianças até quatro anos de idade ainda poderão receber a vacina com o componente varicela.

A partir de cinco até os 29 anos, quem não foi imunizado e procura pela atualização da carteirinha deve receber duas doses com a vacina tríplice viral. Já pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose apenas, caso ainda não tenham sido vacinados.
Por Cida Carneiro com informações da Pastoral da Criança, Ministério da Saúde e tribunapr.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.