TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ichu: Encerramento do Grupo Pare de Fumar é marcado por depoimentos de quem conseguiu vencer o vício.

A equipe de Saude da Familia do Helena Santiago realizou o encerramento do grupo pare de fumar referente ao ano de 2018.
Os Agentes Comunitários de Saúde trouxeram para o momento, a reflexão de tudo o que foi alcançado pelos participantes. Foi feita uma avaliação do que deu certo, quais as dificuldades encontradas bem como as conquistas até ali.

Para mostrar que é possivel vencer quando se tem força e determinação,  o senhor Cosme, ex-integrante do grupo, trouxe para a roda de conversa a sua satisfação em ter conseguido superar esse obstáculo que para ele pensaria ser impossível.
"Tudo que foi transmitido aqui depende do nosso querer do nosso planejamento. Eu com problemas de saúde sérios coloquei em minha mente que precisava parar de fumar. Pegava o papel de cigarro, dividia no meio e fumava aos poucos. Silvaneide que é uma agente de Saude feita de luz em minha vida me fez o convite eu aceitei e já tinha o meu objetivo. Aí entrou a ação da equipe de saúde e eu fui diminuindo. Parei de fumar sem sentir muita dificuldade porque tudo depende do nosso querer. Aí com esse movimento graças a Deus melhorei em tudo. Juntei a falta do cigarro com a fisioterapia e até o meu caminhar melhorou. Engordei um pouco mais mas estou feliz. Hoje sei que somos escravos dos nossos atos e com determinação é possível se libertar. Uma pena eu não ter descoberto isso mais cedo, mas nunca é tarde pra alcançar os nossos objetivos. A gente consegue!" Completou Cosme.
Jenivaldo Conceição, participante do grupo há 01 ano também falou para a equipe da sua alegria em ter vencido esse vício. Em seu relato, foi constatado que sua parada ao cigarro foi por vergonha das pessoas. "Era um cheiro horrível que eu sentia no meu corpo, tinha vergonha de estar perto das pessoas. Isso me incomodava. Eu precisava deixar esse vício que vinha diminuindo os meus dias de vida. Nada melhor que se libertar daquilo que nos aprisiona e eu consegui graças ao meu querer e a força de vontade de toda a equipe de Saude que me acompanhou ate hoje. Só tenho a agradecer a Deus e a cada um de vocês que me aceitaram e acolheram com todo amor". - Finalizou Jenivaldo.
Elis Gonçalves, enfermeira da Unidade realizou um momento de reflexão sobre o que leva uma pessoa a fumar e como pode ser solucionado esses problemas. "Temos a solução nas mãos por isso pense com carinho em tudo o que foi dito por esses Grandes Heróis de Si mesmo que conseguiram com determinacao vencer aquilo que tanto lhes dominava. Cada um aqui é um vencedor porque escolheu se ajudar. Todos podemos ainda ser melhores basta que cada um se perdoe, perdoe o outro, se ame, se cuide e o cuidado é isso. Acolher o outro da mesma forma que gostaríamos de ser acolhidos", completou.
A equipe de Saúde de Ichu se mostra satisfeita com as pequenas ações diárias dentro do desenvolvimento de seu trabalho que faz uma diferença enorme na vida daqueles que sao cuidados por elas. Só assim é possível dizer que o trabalho por minimo que seja faz toda a diferença e torna o município de Ichu um grande marco na história da Bahia.
 
Por Cida Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.