TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 26 de junho de 2019

São João em Bandiaçu (Coité) e Minação (Barrocas) termina com o tradicional ‘Rappa’

Rappa de Minação 25 anos
O Distrito de Bandiaçu, município de Conceição do Coité, e o vizinho Povoado de Minação, em Barrocas  realizaram nesta terça-feira, 25, o tradicional ‘rappa’, algo semelhante ao arrastão do carnaval e tem como público alvo aquelas pessoas que não gostariam que a festa terminasse e aproveitam até o último momento para se divertir.
Grupo organizador do rappa de Minação
Os foliões depois de descansarem um pouco da última noite de forró nos palcos ao levantarem se reúnem  e saem de porta em porta para buscar comida e bebida que sobrou durante os festejos de São João. Em Bandiaçu onde o ‘rappa’ completou neste ano 54 anos, centenas de pessoas saíram atrás de um potente carro de som e na medida que passava pelas ruas, algumas pessoas ficam com a incumbência de pegar os alimentos e as bebidas para distribuírem para os demais.
Muita irreverencia nas ruas de Bandiaçu
Em Minação a festa é idêntica a de Bandiaçu, a diferença está apenas no som para animar a multidão. Os barroquenses saem de casa em casa recolhendo os alimentos e bebidas usando uma carroça com tração humana (membros da comissão) e um potente som que não deixa ninguém parado.
Eliseu lembra do inicio quando levava uma radiola | foto: Raimundo Mascarenhas
Eliseu Mota um dos coordenadores da festa em Minação disse que os primeiros ‘rappas’  não era padronizada com camisas, usavam uma radiola para animar até descarregar a bateria e continuavam o embalo mesmo sem som. Eliseu disse que diante do grande número de participantes, as pessoas se preparam para oferecer o alimento comprado ou feito para o rappa, pois, segundo ele só o que sobra não atende os ‘comilões’ e ‘beberrões’.
Moradores da sede do Município se juntam aos de Bandiaçu para participarem
do rappa | foto: Raimundo Mascarenhas
Tanto em Bandiaçu quanto em Minação depois de entraram em centenas de casas, o foliões vão para os centros das comunidades onde acontecem apresentações de bandas para finalizarem oficialmente o São João. [Não foi possível registrar outras fotos em Bandiaçu, em virtude da chuva]

Vídeo se refere ao rappa de Minação, distante cerca de 3 km de Bandiaçu
Rappa de Minação
Posted by Raimundo Santos on Tuesday, June 25, 2019
Viste a página especial do São João da Bahia no Calila Noticias
soumaisabahia.com.br/saojoao2019

Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.