TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Apresentações Culturais das Escolas, Culto Ecumênico e Quadrilhas Juninas movimentaram o terceiro dia da XXV Semana Cultural em Ichu

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem realizando a XXV Semana Cultural fazendo parte das comemorações dos 57 Anos de Emancipação Política e Administrativa do município de Ichu que desmembrou-se de Riachão do Jacuípe em 30 de Julho de 1962.
As atividades iniciram no dia 21  com o V Cicloturismo promovido pelo Grupo Girolento, na segunda-feira houve a abertura oficial com as apresentações das escolas da sede. Na terça-feira as escolas do campo apresentaram em suas comunidades as culturas locais.

Nesta quarta-feira, 24, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino fizeram a culminância do que apresentaram em cada comunidade, contando ainda com a participação da escola Tia Zula (Rede Particular). 

1- CMEI JUDITH CORDEIRO SANTIAGO (Sede)
O Centro Municipal de Educação Infantil Judith Cordeiro Santiago apresentou um poutporrit cultural, trazendo o futebol como esporte mais praticado no município, a micareta, a cavalgada, o bumba meu boi, o reisado, o samba deroda, a festa junina, e o tradicional queima de Judas, que são atividades culturais muito presentes em nossa cidade.
2- ESCOLA DR.YPÊ CANA BRASIL (Praianos)
“Praianos um povo que faz historia em Ichu”.

Retrospectiva de Praianos: A escola Dr.,Ipê Cana Brasil apresentou uma retrospectiva desde o surgimento daquela comunidade até os dias atuais, trazendo um pouco de sua história, enfatizando suas raízes quilombolas, tradições e o êxodo rural. Resultado do trabalho realizado durante o primeiro semestre.
Repentista Nelson da Viola fez uma apresentação em defesa do Meio Ambiente.
3. ELVIRA FREITAS FERREIRA (Varjota) 
A escola Municipal Elvira Freitas Ferreira tem o prazer de mostrar para vocês a nossa apresentação do Reisado e do Samba de roda, cantigas históricas de nossa região. Para quem não conhece, o Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam. A apresentação contará apenas com a demonstração da guerra, onde representará proteção à nossa bandeira; e do samba de roda, musicalidade mais popular da nossa cultura.
4. ESCOLA MUNICIPAL MARCOLINO SANTANA LIMA (Sede)
A Escola Municipal Marcolino Santana Lima vem através de essa apresentação chamar atenção de todos as famílias e comunidadepara um problema o qual as nossas crianças estão vulneráveis. É o abuso sexual infantil. Nenhuma criança está imune de ser abusada sexualmente, seja ele menino ou menina.

Geralmente a maioria dos casos acontecem com pessoas próximas a criança e inicialmente não desperta desconfiança na família. Por isso é tão importante que toda a sociedade fique atenta, na vizinhança, entre os parentes, colegas de escola, pois infelizmente os abusos podem vir de onde menos se espera.

Pais, mães ou responsáveis, vigiem, cuidem, zelem e guardem seus filhos e filhas eles são vulneráveis e dependem de nossa proteção.
5. ESCOLA MUNICIPAL ALOÍSIO CEDRAZ (Sede)

A Escola Municipal Aloisio Cedraz (EMAC) reforça a importância da dança para inclusão como uma das manifestações artísticas mais democráticas que existe, pois acreditamos que através da dança é possível expressar-se tanto fisicamente e emocionalmente.

O poder da dança é enorme, libertador, forte e não existem limites que não possam ser ultrapassados. Basta querer! Afinal: “A DANÇA É PRA TODOS”.
6. ESCOLA TIA ZULA (Sede)

APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA JUNINA
7. ESCOLA MUNICIPAL MANOEL DOMINGOS DE ARAÚJO (Sede)

A Escola Municipal Manoel Domingos de Araújo do povoado de Nova Esperança irá apresentar através dos alunos do Fundamental II a Quadrilha Junina com o tema: “educar para transformar o Brasil”. Essa quadrilha foi culminância dos projetos desenvolvidos durante o primeiro semestre “a leitura na construção da cidadania” e “cultura arte e memória".

8. COLÉGIO SANTO ANTÔNIO
Quadrilha Junina: Encantos Nordestino!
 

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da Françae da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música, aos fogos de artifícios e à comida da Região. E, em homenagem aos 57 anos de Emancipação Política e Administrativa de Ichu, o Colégio Santo Antônio veio aqui apresentar, a quadrilha Encantos Nordestino, para o município homenagear.
No período da noite houve o Culto Ecumênico com a participação de autoridades locais como o Vice-Prefeito Renato Adelino de Almeida, Secretário de Educação Carlos Herivelton, Gustavo Reuter (Administração), Maria das Graças (Assistência Social), Willian Gonçalves (Presidente da Câmara) e de representantes de diversas denominações religiosas, sendo evangélicas, católica e espírita. Por conta de problemas de saúde, o conhecido Neto Oxalá (Candomblé) não se fez presente.
Os oradores se basearam no livro de Salmos 33:12 que diz: Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança. 
Secretário de Educação falando da importância desse momento em que todas as religiões se únem para gradecer e louvar a um só Deus. 

Pra fechar a programação desta quarta-feira, houve apresentações das quadrilhas juninas Encantos do Sertão (Nova Esperança) e da Amizade (Varjota).
Quadrilha Junina de Nova Esperança
Quadrilha Junina de Varjota 

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS 

A XXV Semana Cultural tem prosseguimento nesta quinta-feira, 25, a partir 13:30 realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo o Curso de Primeiros Socorros com a Brigada Anjos da Vida de Conceição do Coité.
Redação do AL Notícias - Fotos: Nivia Carneiro e André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.