TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Realizado o II Encontro dos Cordeiros da Nova América em Ichu

Diversas gerações se encontraram para relembrar e conhecer as histórias dos descendentes de Cerilo Cordeiro, morador da Fazenda’ Nova América, em Ichu.
Cerca de 400 pessoas da Família Cordeiro, descendentes de Cerilo da Nova América, reuniram-se para uma confraternização neste domingo (04/08), no Rancho Sossego, no município de Ichu.  O II Encontro dos Cordeiros da Nova América contou com a presença de pessoas vindas de mais de 20 cidades. O dia foi marcado por lembranças de inúmeras histórias vividas por eles e seus antepassados.
A ideia do encontro surgiu em um grupo de WhatsApp, em 2017, quando uma descendente da família, conhecida como Ceceu (in memorian) comentou que viria com sua família para a Fazenda Nova América, em Ichu, para conhecerem suas origens. Pedrina, que fazia parte do mesmo grupo, resolveu entrar em contato com Ceceu e começaram a investigar suas descendências. Descobrindo que eram parentes, mobilizaram em menos de um mês algumas pessoas de suas famílias e conseguiram fazer o primeiro encontro na fazenda do Senhor Zito, na Nova América. Foi um domingo bastante agradável em que a simplicidade e a alegria marcaram esse encontro.
A família permaneceu mantendo contato pelas redes sociais num grupo chamado “Nossa Raiz- Nova América” e decidiu fazer um novo encontro em Ichu. Foi montada uma equipe de coordenação, que, com muito carinho, esforço e dedicação conseguiu organizar uma bela festa.
Coordenação do II Encontro em Ichu / 2019  
No segundo encontro, foi apresentada uma árvore genealógica (ainda em construção), resultado de pesquisas e estudos de Claudielson Cordeiro, com a ajuda de Luiz Kleber Freire, genealogista dos Carneiros. Hoje, sabe-se que Cerilo teve doze filhos: Júlio, José Cordeiro, Laurindo, Tertuliano, Sátiro, Josefa, Antônia, Inocêncio, Viriato, Vicencia, Dionízia e Liberato. Além disso, foi descoberto que Cerilo Cordeiro era sobrinho de Maria Quitéria, heroína na luta de reconhecimento da independência do Brasil, na Bahia.
O grupo Musical Eventu´s animou a festa e contou com a participação dos forrozeiros Elmo Carneiro e Zé Araújo, este também descendente de Cirilo Cordeiro.
Seguem as palavras de Laudeci Cordeiro, mais uma descendente da família, sobre a importância do evento: 
"Nós não tínhamos tempo para nos encontrar. Vida corrida! Só nos reunimos em momentos tristes, de despedidas, quando não podíamos mais dar esse carinho, esse abraço. Era tarde demais. Toda família precisa ter um encontro como esse, de alegria, de amor, de aconchego para a gente poder relembrar nossos antepassados e também para a gente se conhecer.”
No próximo ano o encontro acontecerá na cidade Riachão do Jacuípe/BA, também no mês de agosto.  Equipe de Ichu em cima do palco e embaixo a equipe de Riachão que fará o próximo encontro.  


Do AL NOTÍCIAS / Texto: Ilka Myrele Cordeiro Perazzo / Fotos: Lhayanna Karolyna Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.