TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 26 de novembro de 2019

ICHU - USF Helena Santiago realiza dia D de Conscientização ao Câncer de Próstata

A Unidade de Saúde da Família Helena Santiago situada na sede do município de Ichu Bahia realizou no último dia 21 de Novembro de 2019 o dia D de Conscientização ao Câncer de Próstata, o segundo mais incidente entre os homens no Brasil.

A atividade desenvolvida pelos profissionais ofertou a coleta de Sangue para o PSA livre e total, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e palestra com o médico José Claudio que abordou sobre os sintomas, causas e tratamento, tirando a dúvida do público presente.

"A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. É necessário procurar o médico regularmente para fazer os exames e consultas de rotina e mais ainda quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce). Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).  Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Para isso é recomendável: Manter uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas".-(https://www.cancer.org.br/)

Foram realizadas 75 coletas dos homens que tinham a faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde. 
Por Cida Carneiro
OUTRAS IMAGENS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.