TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ICHU- Prevenção do Cancer de Colo do útero foi o tema trabalhado com as Mulheres na UBS Helena Santiago

Nesta quarta feira, 14 de outubro de 2020, a Equipe de Saúde da Família Helena Santiago, situada na sede do município de Ichu-Ba realizou uma manhã de atividades voltadas ao outubro rosa com as mulheres que frequentam a UBS. 

Por ser um ano atípico, as atividades estão acontecendo de forma reduzida e será dividida em etapas para que não se coloque em risco a população do município.

"O Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama". -
(www.inca.gov.br)

Osneide, enfermeira da unidade esclareceu quais medidas devem ser tomadas por mulheres de todas as idades para prevenir o câncer de mama, quando elas devem procurar uma unidade de saúde para investigar alterações suspeitas na mama e a faixa etária indicada para se submeter a mamografia de rastreamento (indicada para mulheres sem sinais e sintomas da doença). 

Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença. 

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas. 

Foi feita a coleta do Papanicolau, também chamado de exame preventivo, que é um exame ginecológico indicado para mulheres a partir do início da atividade sexual, que tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer.

Foram aplicadas as práticas integrativas nesse público alvo onde as mulheres puderam sair daquele espaço com a satisfação encontrada no serviço ofertado.

Vale ressaltar que os Agentes Comunitários de Saúde irão informar as próximas datas para a realização dessas atividades.

FOTOS



Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.