TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Justiça Eleitoral de Coité conclui a inseminação e lacração das urnas eletrônicas

A 132ª Zona Eleitoral de Conceição do Coité concluiu no inicio da noite desta quarta-feira, 11, todo trabalho de inseminação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais do próximo domingo, 15, em Conceição do Coité e Ichu que também é de responsabilidade da Justiça Eleitoral coiteense. Todo processo foi realizado na sede do polo de informática, Rua João Daniel Lopes, bairro Carijé. 

Uns 4 advogados de cada coligação estiveram no Polo, além de dois auditores contratados pela Coligação “Coité Quer Mais”
As atividades tiveram início ás 09h e contou com a presença do juiz eleitoral Gerivaldo Alves Neiva, da promotora de Justiça, representando o Ministério Publico eleitoral (MPE) Grace Inaura Anunciação Melo, advogados das coligações ‘Pra Coité Seguir Mudando’ e ‘Coité Quer Mais’, técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deputado estadual Tom Araújo, Polícia Militar e dois auditores com especialização em urna eletrônica contratados pela Coligação “Coité Quer Mais” de apoio a Marcelo Araújo (DEM).

Técnico judiciário do TRE deu inicio os trabalhos e ficou até o fim | Foto: Raimundo Mascarenhas
Os participantes puderam conhecer de perto passo a passo o carregamento das urnas e o quanto o trabalho é seguro. Lívio Hara, técnico Judiciário do TRE no primeiro momento fez a apresentação da urna e o que é feito para deixá-la pronta para receber o voto. Ele garante que é algo digno de confiança e a participação dos partidos com seus advogados e até técnicos de informática colaborou ainda mais com o processo e a segurança das eleições.

Deputado Tom Araújo também esteve vendo todo processo | Foto: Raimundo Mascarenhas
Para certificar da lisura da votação os representantes das coligações e da Justiça Eleitoral fizeram sorteio de quatro urnas já prontas para fazer a simulação do voto, possibilitando a visualização dos candidatos que serão votados para prefeito e vereador, além de nulo, branco, suspensão do voto, ou seja, foi testada toda possibilidade de voto na urna sob os olhares dos representantes dos partidos e ao final não houve qualquer contestação.

Todos que estiveram no local puderam acompanhar a simulação do voto | Foto: Raimundo Mascarenhas
A Coligação Coité Quer Mais durante todo o processo de inseminação e lacração das urnas além de ter designado representantes da área jurídica, contratou dois técnicos de informática com especialidade em urna eletrônica para acompanhar todo serviço. Um deles Daniel Mota analista de sistema, graduado com especialização em sistema de Telecom. Ele esteve na semana passada quando aconteceu a parte de geração de mídias e hoje para acompanhar a inseminação de cada urna.

Daniel Mota e Jeiel Carneiro são especialistas em urnas disseram que não aconteceu nenhuma irregularidade | Foto: Raimundo Mascarenhas

Daniel disse que acompanhou tudo e nada de irregular ocorreu ” é 100% seguro, não tem intervenção humana, não tem meio de comunicação, seja bluetooth, W-Fi ou cabos, é simplesmente um cartão que recebe o dado que já é gerado por todo ambiente seguro que vem do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Então a gente está acompanhando tudo isso pra garantir o máximo de segurança pra o eleitorado e que o processo vai ocorrer da forma mais segura e correta possível” afirmou Daniel.

Lacração da Urna que recebe a programação para funcionar somente no horário determinado no dia 15/11
Daniel Mota disse ainda que qualquer coligação pode contratar o serviço tipo o que ele executa e que vai continuar dando o suporte até domingo. Mota lamentou a existência de pessoas que vive a disseminar informações falsas, ele se referiu a publicação em Facebook que uma urna teria saído do polo enquanto acontecia a lacração e isto não ocorreu e que não saiu nenhuma urna a pedido de qualquer candidato. Ele garantiu que é 100% segura a urna eletrônica.

Jeiel e Daniel lamentaram as notícias falsas nas redes sociais | Foto: Raimundo Mascarenhas
Outro contratado pela Coligação Coité quer Mais foi Jeiel Carneiro, ele é técnico de urna, em eleições anteriores serviu o cartório eleitoral de Coité, a primeira vez acompanhou a transmissão via Embratel, na segunda na parte técnica contratado pelo TRE para fazer o que foi feito hoje pelos outros técnicos, este ano estava afastado e aceitou a proposta da coligação para realizar a auditoria, que segundo ele é inédito, nunca ocorreu este tipo de solicitação por um candidato em Coité e nem outra cidade da região.

Jei como é conhecido afirmou que tudo que foi citado em relação a irregularidade em urnas eletrônicas não são verdadeiras, a urna citada por Daniel que comentaram nas redes sociais que tinha saído pra fora, Jei revelou que teria mandado pra longe, ou seja Brasília-DF, “nunca houve nada de irregular em urnas de Coité e nem da região. O que está acontecendo de novo é uma auditoria que vai trazer mais transparência para o pleito eleitoral” garante o especialista.

O juiz Gerivaldo Alves Neiva avaliou o trabalho em entrevista para o TV Calila

 

Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.