TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Ichu: Católicos mantém a tradição da subida ao Monte do Canavial para o Ofício da Paixão

Mantendo uma tradição iniciada na década de 1980, vários Cristãos Católicos saíram bem cedinho para a subida ao Monte do Canavial no município de Ichu com o objetivo de nesta Sexta-Feira, 02 de Abril, participarem do Ofício da Paixão de Cristo.

Apesar de o número de fiéis esse ano ter sido bem maior se comparado ao ano passado, ainda não teve a quantidade de pessoas em relação de antes da pandemia, pois muitos ainda estão temerosos, mas também não podem perder a fé.

O ofício da Paixão de Cristo começa bem cedo, antes mesmo de o dia clarear, com cânticos que retratam o sofrimento de Jesus Cristo antes de ser levado ao calvário.

Como sempre, Pedro Mota é o primeiro a chegar ao monte, porém esse ano ele não deu o tradicional sinal que é a fogueira acesa bem cedo, podendo ser vista de longe. 

Com medo de provocar um incêndio, Pedro Mota não acendeu a tradicional fogueira que é um sinal para as pessoas de que ele já está no monte.
Segundo Pedro, diante da estiagem em que o mato está muito seco, ele preferiu não colocar fogo na lenha evitando assim que se torne em um possível incêndio por conta da situação da vegetação.

Em 2018, o AL NOTÍCIAS consultou dona Nieta do Canavial (faleceu há dez dias), e na oportunidade ela passou algumas informações sobre a tradição de subida com também forneceu fotos da construção da cruz de concreto.  

Foto: Arquivo de dona Nieta
Conforme dona Nieta, a subida ao Monte começou de fato na década de 1980, onde tinha instalada uma cruz de madeira. Ela conta que depois moradores da região se mobilizaram para a construção de uma cruz de concreto, bem como paredes ao redor.

Foto: Arquivo de dona Nieta
As dificuldades para a construção foram muitas, pois o acesso era difícil, e para carregar o material era preciso muito empenho de todos.

Foto: Arquivo de dona Nieta
Como a união faz a força, todos juntaram a fé e a devoção até que o trabalho fosse realizado, tudo isso com muita alegria. Homens, mulheres e crianças lutaram para que o objetivo fosse alcançado.

Foto: Arquivo de dona Nieta
Por fim, chegou a hora de levar a cruz até o Monte.

Foto: Arquivo de dona Nieta
Tempos depois houve outra mobilização, desta feita para revestir a cruz com piso cerâmico, pintura das paredes e colocação de grade.   

Foto: Arquivo de dona Nieta
Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.