TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Dois de Julho é celebrado com ato simbólico em Salvador e tem programação virtual; confira

As comemorações do Dia da Independência do Brasil na Bahia, celebrado nesta sexta-feira (2), este ano serão representadas pelo tema “A Chama da Esperança”. Diante das orientações de combate à pandemia da Covid-19, o tradicional desfile cívico e as apresentações de grupos folclóricos e culturais, assim como em 2020, não serão realizados. Em contrapartida, estão confirmados os atos simbólicos comemorativos previstos para acontecer no Largo da Lapinha, em Salvador, com a presença apenas de autoridades e profissionais de imprensa.

Confira programação do evento:

De acordo com a programação, o hasteamento das bandeiras será realizado às 8h, com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM) e do governador Rui Costa (PT). Também estarão presentes na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, além do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Na ocasião, as estátuas do Caboclo e da Cabocla estarão posicionadas do lado de fora do Pavilhão 2 de Julho e serão vestidas pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. As obras deverão ser recolhidas logo após o término da solenidade.

A tradicional Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde, em representação à luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia. Também será realizada uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes, além da deposição de flores aos heróis da Independência no busto do General Labatut.

De acordo com o prefeito, o evento contará ainda com uma programação virtual promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). “Por mais que tenhamos avançado na vacinação, ainda é fundamental evitarmos aglomeração e manter todos os cuidados”, justificou.

Programação virtual

Os internautas também poderão participar das comemorações ao Dia da Independência do Brasil na Bahia por meio da programação virtual montada pela FGM, que contará com atrações artístico-culturais realizadas durante cinco dias, de forma remota, com acesso gratuito e aberto para o público da web. O 198º aniversário de Independência da Bahia começou a ser celebrado nesta quinta-feira (1º), às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial).

Quem pretende desfrutar melhor da história da data comemorativa poderá também acessar uma série de vídeos que retratam as memórias marcantes de personalidades da capital baiana sobre o cortejo. O público também pode participar do evento enviando um vídeo de autoria própria para o site culturafgm.salvador.ba.gov.br. As imagens serão exibidas durante a programação.

Até o dia 5 de julho, às 9h, será apresentado o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade”, dirigido por Yuri Rosat, no projeto #ConexãoFGM. O curta-metragem, que será exibido no canal da FGM no YouTube, traz a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural dos baianos. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade.

Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de Julho” trará ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM.

Às 10h, durante todos os dias do evento, a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia” estará disponível para visualização no Facebook e Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) ). A ação tem como proposta explorar curiosidades acerca das principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.

Já no canal do YouTube do IGHBs, até o dia 5 de julho, sempre às 16h, será apresentada a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira, que compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão será apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.

Videoaulas
Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 1º, 3 e 5 de julho, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória do povo baiano contra os portugueses.

Encontro 
Na sexta-feira (2), o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, dez grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.

Patrimônio É
Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, será realizada mais uma edição do projeto “Patrimônio É...”, desta vez, com o tema “2 de Julho e Territórios Virtuais de Memórias”. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 2 de Julho GO, Jamile Coelho; a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita; e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.

Do BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.