TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ICHU - Na luta por direitos, ACS e ACEs participam de mobilização em Salvador-Bahia

Aconteceu nesta quarta-feira, 20 de outubro e se estende até amanhã 21, uma paralisação promovida pelos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate a Endemias) deliberada em assembleia pelas entidades unificadas de Salvador Bahia: SINDACS-BA (Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia), AASA (Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia), AACES (Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador) e ADEMACEN (Associação Democrática dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate As Endemias da Bahia.

Os ACS e ACE de Ichu-Bahia representadas respectivamente por Cida e Gleide estiveram presentes nesse movimento por entender que a luta deve ser de todos e que quando se luta em conjunto por um mesmo objetivo, a possibilidade de se chegar a um resultado positivo é consideravelmente maior. 
A Mobilização deu inicio em frente a Arena Fonte Nova seguindo até o começo da estação da Lapa.

O Diretor geral da AACES Enádio Careca avaliou esse primeiro dia de atividade como positivo já  que a categoria cumpriu o objetivo de chamar a atenção do prefeito de Salvador Bruno Reis já que até o presente momento não se recebe o piso dos ACS e ACE. O movimento sofreu impacto na capital ao ponto de engarrafar alguns pontos com maiores fluxo de veiculos. Enadio informa que a unicidade dessas entidades só reforça a luta e que juntos Continuarão pressionando até que haja uma posição do prefeito. 

Enádio, em nome de todos os diretores das entidades presentes, agradeceu ao SINTRAPI (Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público de Ichu), ao Secretário de Saúde Heitor Santana que não mediu esforços ao enviar representantes, abraçando essa luta.

Vale ressaltar que o município de Ichu faz o repasse do piso salarial e que a luta no contexto geral é pela  PEC 22/11 acrescenta parágrafos ao art. 198 da Constituição Federal, dispondo sobre a responsabilidade financeira da União, co-responsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias. 

Durante o protesto, houve a participação ao vivo do que acontecia na Rádio Comunitária Independente FM , atualizando toda a população sobre toda a mobilização.

Por Cida Carneiro/Fotos: Gleide Lima e Assessoria do SINDACS-Ba

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.