TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Mais de 230 localidades rurais vão contar com cobertura de celular e internet. Alex da Piatã comemora avanço

O deputado Alex da Piatã recebeu ao longo dos mandatos dezenas de representantes de diversas localidades com o pedido de apoio para esta finalidade
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) ao tomar conhecimento de que mais 230 localidades em várias regiões do estado da Bahia serão contempladas com o Projeto Fala Bahia destacou a importância da implantação do serviço de telefonia móvel para a população que mora em distritos e comunidades rurais.

“Agora são mais de 230 localidades rurais do estado que irão contar com sinal de celular e internet. Esta medida integra a segunda fase do programa Fala Bahia”, lembrou o parlamentar.
Torre da Tim- Marizinho / Nordestina
O projeto será possível por meio da concessão de crédito do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as operadoras de telefonia que farão os investimentos nas comunidades, cuja relação está no fim desta reportagem.

O programa Fala Bahia é desenvolvido pelas secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz-Ba).

Iniciado em 2019, por meio de contratos firmados com as operadoras TIM e Claro, vencedoras do processo de chamamento público, o programa Fala Bahia já levou em sua primeira fase cobertura de celular e internet para 88 localidades rurais do estado, beneficiando 300 mil moradores. A primeira fase ainda prevê a implantação dos serviços em outras 86 localidades. As fases 1 e 2 do Fala Bahia somam R$ 114 milhões em investimentos, alcançando ao todo 404 localidades.

Água Fria
O vereador Wagner Carneiro (PSB) esteve no gabinete do deputado Alex da Piatã para agradecer a intermediação do mandato junto as secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) para que as comunidades Pataíba e Catana Velha sejam contempladas.
Alex recebeu Wagner para tratar do assunto
Segundo Wagner, com a instalação da torre em Pataíba, maior comunidade rural do município, serão beneficiadas áreas de assentamentos de Quilombo, além de fortalecer agricultura familiar, pois a maior parte da população é moradora da zona rural. “No caso de Catana Velha, serão beneficiadas mais de 2 mil pessoas”, disse o socialista.

Território do sisal
O município de Conceição do Coité foi um dos maiores contemplados com as escolha das comunidades onde foram beneficiadas três distritos, ou sejam, serão instaladas torres em São João, Aroeira e Italmar, mais conhecida por Almas, além da comunidade Santa Rosa.
Distrito São João será contemplado com o Fala Bahia | Divulgação PMCC
O vereador Betão Gordiano (PT), presidente de Câmara de Vereadores acredita que cerca de 12 mil pessoas serão atendidas com estes sistemas somente na zona rural de Coité.

No território do sisal, além de Conceição do Coité, no município de Itiúba serão atendidos pelo Fala Bahia (Bela Vista de Covas, Piaus e Rômulo Campos); Monte Santo (Lagoa das Pedras), São Domingos (Ouro Verde), Valente (Valilândia), Serrinha (Tanque Grande), Teofilândia (Junco), Tucano (Tracupá e Rua Nova), Santaluz (Pereira). Nordestina (Marizinho).

Território do Jacuípe
O município de Ipirá, o maior do território do Jacuípe, assim como Coité no sisal também teve 04 comunidades beneficiadas (Malhador, Coração de Maria, Alto Alegre e São Roque). Na relação do Jacuípe, Ipirá é seguido por Capela do Alto Alegre (Capelinha, Campo Alegre e Ipiraí), Riachão do Jacuípe (Aparecida e Barreiros) e Quixabeira (Jacoboticaba).
Iraesto Moreira ficou em segundo lugar para prefeito de Capela em 2020 | Foto: Teones Araújo
O líder político de Capela do Alto Alegre, Iraesto Moreira comemorou a inclusão destas comunidades na relação desta segunda etapa, pois Capelinha, Campo Alegre e Ipiraí são comunidades grandes e importantes, principalmente na questão da economia do município. “Campo Alegre, por exemplo, é muito distante da sede, uma região de grandes fazendas e o telefone celular funciona como ferramenta de trabalho. Lembro de Ipirai e a capacidade empreendedora do povo e Capelinha, comunidade muito importante para todos nós” concluiu Moreira.

Veja abaixo a relação de todas as localidades que serão conectadas com o mundo
Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.