TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Festas juninas no Nordeste: suas origens, tradições e símbolos

A festa junina no Nordeste é, sem dúvida, uma das comemorações mais tradicionais do país, não só pelas riquezas culturais e gastronômicas, mas também por oferecer diversas opções de entretenimento para toda a família.

Qual é a origem das festas juninas?
Afinal, qual é a origem das festas juninas no Nordeste? Tradicional na cultura nordestina e brasileira, a celebração a São João foi trazida às terras brasileiras pelos africanos no período da escravidão, e há também relatos de que vieram pelos portugueses no século XVI, muitas são as histórias que podem ter originado os festejos.

No início, o principal intuito da festa era homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro. Porém, com o tempo, a Festa Junina nesta região tão colorida e alegre foi ganhando também uma importância cultural.

Apesar de ocorrerem em todo o país, as festas juninas se popularizaram como uma das comemorações mais importantes do Nordeste. Por conta disso, elas são celebradas pelos principais estados da região.

Como é a Festa Junina no Nordeste?
É surpresa, mas podemos dar um “spoiler”: muita diversão, boa comida e músicas “pra lá” de animadas esperam por você na Festa Junina no Nordeste.

Danças típicas
Uma das principais danças típicas de Festa Junina no Nordeste é a famosa quadrilha, formada por um grupo de dançarinos que se movem em passos sincronizados.
Foto Quadrilha: Reprodução internet | paraibaja.com.br
Além disso, a festa conta com estilos musicais como sertanejo, forró e cabroeira. O figurino é um caso à parte, com chapéus, botas e lenços cheios de cores, estampas e muito xadrez.

Comidas típicas
As comidas típicas de Festa Junina no Nordeste também são um delicioso atrativo para quem nunca se aventurou nesta região durante o mês de junho. Os pratos variados, como doces, bolos e bebidas, são garantidos.
Foto: Ilustrativa
O cardápio inclui bolo de milho, canjica e o clássico vinho quente, conhecido como Quentão/Licor. O principal ingrediente das guloseimas é o milho, já que a época de colheita se concentra no mês de junho.

Brincadeiras
Diversão não falta na Festa Junina no Nordeste. Por isso, a comemoração conta com diversas atrações para crianças, jovens e adultos. 
Foto: Ilustração/Pescaria
Algumas das brincadeiras de Festa Junina no Nordeste mais famosas são a pescaria, o acerte o alvo e o clássico bingo, que oferece vários prêmios para quem completar as cartelas do jogo.

Símbolos
Fogueira, bandeirolas, música e muita cor,

Onde aproveitar a Festa Junina no Nordeste?
Por toda a região nordeste, ocorrem comemorações tanto no mês de junho quanto em julho. As mais famosas acontecem nos estados: Maranhão, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Piauí, entre outros. É só escolher seu destino e viajar pelo Nordeste.

Com informações do site Costadosauipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.