TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 24 de março de 2023

ICHU - Com o tema Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia é realizada a 9ª Conferência Municipal de Saúde

A conferência municipal teve como objetivo principal debater e construir propostas para a 11ª CONFERÊNCIA ESTADUAL com enfoque na saúde como direitos e na consolidação do Sistema Único de Saúde o SUS
Nesta quinta feira, 23 de março de 2023, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Ba (SMS) a 9ª Conferência Municipal de Saúde com o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia." 
Além do secretário de Saúde Heitor Santana, estavam presentes o prefeito José Gonzaga, secretária de educação e cultura Marina Oliveira, agricultura Cristiana Brito, secretários de Desenvolvimento Social Lennon Borges, administração e finanças Douglas Oliveira e as vereadoras Roseane Sampaio (Rosy), professora Lúcia e Celidalva Soares.
A conferência municipal teve como objetivo principal debater e construir propostas para a 11ª CONFERÊNCIA ESTADUAL com enfoque na saúde como direitos e na consolidação do Sistema Único de Saúde o SUS.

Além disso a conferência municipal de saúde tem outros objetivos muito importante como por exemplo: 

- Pautar e debater a necessidade de garantia e financiamento adequado e suficiente para o SUS;

- Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes para garantir a Saúde como direito humano à sua universalidade, integralidade e equidade do SUS com base nas políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais conforme previsto na constituição federal de 1988 e nas leis número 8.080 de 19 de setembro de 1990 e a lei número 8142 e 28 de dezembro de 1990; 

- Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e defesa do SUS;

- Fortalecer a participação e controle social no SUS com ampla representação da sociedade na 9° conferência Municipal de Saúde de Ichu Bahia;

- Avaliar a situação da Saúde, elaborar propostas a partir da necessidade de saúde e;l participar da construção das diretrizes do plano plurianual PPA e dos planos Municipal e Estadual de Saúde;

- Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar o retrocesso no campo dos direitos sociais bem como da necessidade de democratização do município em especial as que incidem sobre o setor de saúde.

O tema foi ministrado pela Enfermeira Denieire Santiago que ressaltou a importância dessas conferências para o fortalecimento do SUS já que para ela, fazer uma saúde plena só se consegue com a participação de todos. 
Denieire também exaltou o empenho e dedicação dos profissionais de saúde durante a pandemia da COVID-19 e solicitou que todos se levantassem, pedindo em seguida que o público aplaudisse, havendo uma sonora salva de palmas.

Denieire trouxe uma retrospectiva do movimento de luta até os dias atuais e que isso se deu graças à força popular. Destacou o amor que ela tem por esse município e lembrou que aqui os profissionais oferecem o melhor para todos que procuram o serviço, lembrando inclusive das "práticas integrativas," recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde que segundo ela necessita de um outro olhar.  

Na parte da manhã as atividades foram encerradas com uma surpresa, onde foi exibido um vídeo mostrando as atividades da atenção básica desenvolvidas em Ichu em 12 anos. Com o vídeo, Denieire chamou a atenção da necessidade de se buscar políticas públicas que fortaleça a atenção primária em todo o país.
Na parte da tarde foram discutidos os quatro eixos temáticos:

I
- A Bahia que temos a Bahia que queremos;
II- o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III- garantir direitos e defender o SUS a vida e a Democracia;
IV- amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Após discussão apreciação e votação das propostas na plenária final, foi feita a votação para a escolha dos Delegados para a décima primeira Conferência Estadual de Saúde ficando assim representada:

Delegados representando a gestão/trabalhadores:

TITULARES
- Heitor Santana
- Betania Rita

SUPLENTES:
- Deisy Eliandra 
- Samile Elaine

Delegados representando os usuários/sociedade civil:

TITULARES
- Maria Aparecida (Rádio Comunitária Independente FM)
- Antonio Patrick (SINTRAPI)

SUPLENTES:
- Rita de Cacia (Pastoral da Criança)
- Maria do Carmo (APAEB)

Durante a Conferência os participantes tiveram um momento de descontração com o artista Jair que trouxe um repertório variado agradando ao público presente.

Por Cida Carneiro / Ichu Notícias

FOTOS:







































Fotos: Felipe Rodrigues e Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.