TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 12 de março de 2024

SERRINHA - AVABI promove capacitação para vaqueiros e outros profissionais envolvidos com a cultura do cavalo

Cristiano Pato Preto um dos maiores domadores do país foi o responsável pela capacitação
Entre os dias 08 e 10 de março a Associação dos Vaqueiros de BiritingaAVABI, representada por Juliane Couto, sua Presidente e a Produtora Cultural Leina Marques - ativista da cultura do vaqueiro nordestino, promoveram na cidade de Serrinha, no Haras Redenção uma qualificação sobre a importância da Doma Racional para os esportes equestres e Bem Estar Animal em parceria com o prefeito Adriano Lima. 

Este encontro possibilitou a capacitação de vaqueiros e outros profissionais envolvidos com a cultura do cavalo com um dos maiores domadores do país Cristiano Pato Preto. De forma gratuita os vaqueiros do território do sisal e outros profissionais tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Doma Racional e sua aplicação.
O evento teve início no dia 08 de Março, dia que comemoramos o dia Internacional da Mulher, sendo essa data marcada pelo empenho e coragem das líderes em desenvolver um evento que sensibilizasse diversas instituições que estiveram envolvidas neste encontro, como: a PMBA  e a PRF, instituições essas que tem suma importância para o país e estado da Bahia. A Polícia Rodoviária Federal garantiu através do Chefe da Delegacia de Feira de Santana Inspetor PRF Ivanildo Cirqueira a participação dos profissionais PRF - Ferreira e PRF - Dória que deram sua contribuição esclarecendo dúvidas sobre a condução e cuidados necessários destes animais em BR, orientando a respeito da responsabilização legal decorrente da presença de animais soltos nas estradas, bem como os prejuízos e riscos à segurança de todos que essa prática acarreta tanto para os motoristas, quanto para os próprios animais. A PMBA, representada pelo Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana destacou a importância do policiamento com solípedes e também apresentou a importância da equoterapia.
O projeto Vaqueiros: 
Suas Raízes, História e Beleza do Sertão tem por objetivo sensibilizar autoridades e instituições sobre a importância da cultura do vaqueiro no território do Sisal, Arco Sertão e Sertão Dois, ciente da necessidade de garantir acesso a informações para um público de pouca escolaridade e que muitas vezes tem no cavalo uma forma de sobrevivência, diz Leina Marques fundadora do projeto.

Segundo Juliane Couto, a iniciativa que teve como tema a importância da Doma Racional, do Bem Estar Animal também possibilitou a qualificação a oficiais e praças do  Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, sendo estes representados pelo seu comandante, o Major PM Rodrigues que já é um dos parceiros da instituição e que pode demostrar a importância do cavalo no processo de segurança e utilização para efetivação do serviço policial militar como também para os atendimentos da equoterapia: tratamento utilizado na qualidade de vida de crianças com necessidades especiais.

Este evento de forma oportuna atingiu a marca de mais de 100 homens e mulheres que de alguma forma estão envolvidos em atividades com cavalos. O evento se estendeu durante todo o final de semana em dois turnos, com diversos líderes de cavalgadas de Serrinha, domadores do Território do Sisal, assim como a presença do veterinário como Igor Fernandes e Hygor Lima, a assistente social Cleide do Murici, juntamente a secretária de educação Betânia Pereira que se comprometeu a ampliar o projeto de alfabetização dos vaqueiros em âmbito municipal com o apoio do procurador do município Ciro Novais e outras autoridades.

Tudo isso marcando a valorização e o protagonismo feminino na construção de políticas públicas socioculturais no Estado da Bahia.
"Saúde do vaqueiro e Bem Estar animal são valores essenciais! Gratidão a todos que contribuíram para o sucesso da atuação do Projeto vaqueiros: Suas raízes, histórias e beleza do Sertão na cidade de Serrinha, Capital do Vaqueiro", agradeceu Leina Marques.
Fonte: Leina Marques /AVABI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.