TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 20 de março de 2024

Vereadoras e Departamento de Cultura do Município de Ichu buscam Registro e Salvaguarda da Festa da Lavagem da Igreja

O objetivo da visita das autoridades municipais e dos representantes do Departamento de Cultura foi buscar o reconhecimento oficial da festa como patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia
Vereadoras e Departamento de Cultura do Município de Ichu no Território de Identidade do Sisal, buscam Registro e Salvaguarda da Festa da Lavagem da Igreja na Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia em Salvador.


Na última sexta feira, (15) as vereadoras Rosy Sampaio e Lúcia Carneiro, a Secretaria de Educação e Cultura Marina Oliveira, a Diretora do Departamento de Cultura Ana Célia Carneiro em conjunto com a Coordenadora de Fomento Debora Lorrayne, dirigiram-se à A Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia em busca do registro e salvaguarda da tradicional Festa da Lavagem da Igreja.   

A Festa da Lavagem da Igreja, que remonta à anos de tradição e história na região, é um evento cultural de grande relevância para a comunidade de Ichu. Marcada pela celebração religiosa e pelas manifestações culturais típicas da Bahia, a festa atrai milhares de visitantes todos os anos.

O objetivo da visita das autoridades municipais e dos representantes do Departamento de Cultura foi buscar o reconhecimento oficial da festa como patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia. Tal reconhecimento garantiria a preservação e promoção contínua dessa manifestação cultural única, bem como o acesso a recursos e apoios para sua realização.

Durante a reunião na Câmara de Patrimônio, ficou estabelecido o agendamento de uma visita técnica in loco, onde serão levantados documentos históricos, testemunhos de moradores locais e detalhes sobre as tradições e práticas culturais envolvidas na Festa da Lavagem da Igreja. As vereadoras e os representantes do Departamento de Cultura ressaltaram a importância da festa não apenas como um evento religioso, mas também como um elemento vital da identidade cultural de Ichu e da Bahia como um todo.   

A busca pelo registro e salvaguarda da Festa da Lavagem da Igreja é um passo significativo na preservação do patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia e na valorização das tradições locais. As autoridades de Ichu aguardam com expectativa no âmbito do Instituto do Patrimonio Artístico e Cultural da Bahia, com interlocução e apoio do Conselho Estadual de Cultura, confiantes de que o reconhecimento oficial trará benefícios estruturantes para a comunidade e para a perpetuação dessa importante manifestação cultural.  

Redação do AL NOTÍCIAS Informações e foto do Departamento de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.