O documentário resgata a história do samba de roda das Pedrinhas, com destaque na figura de Isidro Miguel Carneiro, que foi um dos fundadores do grupo, provavelmente na década de 1930.
Nesta quarta-feira (30/04) a comunidade de Pedrinhas, em Riachão do Jacuípe, vai viver um dia especial com o lançamento do documentário Isidro e o Samba das Pedrinhas, de autoria do jornalista Evandro Matos. O evento, aguardado com muita expectativa, acontece a partir das 19h.
O documentário resgata a história do samba de roda das Pedrinhas, com destaque na figura de Isidro Miguel Carneiro, que foi um dos fundadores do grupo, provavelmente na década de 1930. O filme traz depoimentos de sambadores e familiares de ex-sambadores que ajudaram a contar uma história que começou há mais de 100 anos, na referida comunidade, e que depois extrapolou os limites de Riachão do Jacuípe.
![]() |
| Foto: Arquivo Pessoal Cedido pela família |
Além da riqueza de detalhes da história do samba das Pedrinhas, o filme traz informações sobre a formação inicial e os nomes de sambadores que chegaram ao longo dos anos. Nesse contexto, a figura de Isidro das Pedrinhas, um dos fundadores do grupo, também aparece com destaque.
“Eu vi Isidro sambar apenas uma vez, mas foi o suficiente para ficar impressionado. Por isso entendo que não poderia contar a história do samba das Pedrinhas sem tê-lo como um personagem central. Mas reconheço que Pedro, seu irmão, e Totonho, também foram grandes sambadores, isso sem falar da geração que veio depois, que honraram a tradição”, reforça Evandro.
Prêmio com a história de Totonho
![]() |
| Foto: Arquivo Pessoal Cedido pela família |
“A história me chamou atenção. Bernadete, filha de seu Totonho, havia me entregue uns cadernos com várias anotações sobre o Samba das Pedrinhas e a situação do seu pai, que, já cego, ouvia um programa que eu apresentava na rádio Jacuipe”, lembra o jornalista.
“Segundo ela (Bernadete), era uma das diversões que ele tinha no dia a dia e cobrava a minha presença para conversar. Como a história me comoveu, escrevi um texto e decidi concorrer ao Prêmio Coelba. Acabei como vencedor da categoria reportagem, conquistando o meu primeiro prêmio no jornalismo”, concluiu Evandro.
Lançamento do documentário
O lançamento de Isidro e o Samba das Pedrinhas acontece hoje, a partir das 19h, na própria comunidade.
O documentário é fruto do projeto contemplado pelos recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Riachão do Jacuípe e Ministério da Cultura.
Além da exibição do documentário, o evento também contemplará homenagens aos sambadores e familiares de ex-sambadores, debate e questionamentos sobre o filme, e uma apresentação do grupo.


















Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.