TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Governo sinaliza avanço para pavimentação da BA-411 entre Coité, Juazeirinho e Ichu

A BA-411 é considerada estratégica para o desenvolvimento regional, mas o trecho entre Conceição do Coité, Juazeirinho e Ichu enfrenta condições precárias de trafegabilidade.
O sonho da pavimentação da BA-411, no trecho que liga o município de Conceição do Coité ao de Ichu, passando pelo povoado Onça e o distrito Juazeirinho, está ganhando forma. A mobilização, encabeçada por moradores da região e pelo médico Daniel Mota [relembre], tem ganhado força e repercussão desde a realização de uma carreata no dia 1º de junho, considerada apartidária e pacífica, cujo impacto chegou até o governador da Bahia.

Mobilização que ocorreu no dia 1º de junho | Foto: Arquivo Pessoal/Daniel Mota
A BA-411 é considerada estratégica para o desenvolvimento regional, mas o trecho entre Conceição do Coité, Juazeirinho e Ichu enfrenta condições precárias de trafegabilidade. A falta de pavimentação compromete não apenas a segurança dos usuários, como também dificulta o acesso a serviços essenciais e o escoamento da produção agrícola.
Mobilização que ocorreu no dia 1º de junho | Foto: Arquivo Pessoal/Daniel Mota
Reivindicações 
Durante uma live, o governador Jerônimo Rodrigues comentou o caso e demonstrou atenção à reivindicação. O deputado Alex da Piatã também levou a pauta ao governador, que chegou a questionar sobre as distâncias envolvidas no projeto: 26 km entre Coité e Ichu, sendo 12 km até Juazeirinho. Segundo o deputado Alex da Piatã, o governador sugeriu que a obra pudesse ser executada por etapas, começando pelo trecho Conceição do CoitéJuazeirinho e, posteriormente, estendendo-se até Ichu.
Foto: Arquivo pessoal/Daniel Mota
“O governador de imediato chamou Saulo Fontes, que é o superintendente da Seinfra, para que pudesse conversar com o secretário Sérgio Brito e fazer o projeto e entregar para ele”, disse durante entrevista a Juá FM.  

Expectativas sobre pavimentação e audiência 

A movimentação popular resultou em uma audiência na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), em Salvador, ocorrida na tarde de 10 de junho [relembre]. O encontro que representou os moradores foi articulado pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que está acompanhando de perto as reivindicações.
O grupo foi recebido pelo secretário Sérgio Brito, que demonstrou estar ciente da mobilização e reforçou o interesse do governo em atender à demanda da comunidade.

“Fomos com a comissão conversar com o secretário, explicamos, levamos empresário, médico, radialista, representantes desta comunidade para mostrar o potencial industrial que essa região tem, a importância que é essa pavimentação asfáltica e levar o recado do governador, em que o secretário confirmou e de imediato mandou preparar o projeto para que o projeto em breve esteja pronto. Porque existe um projeto, mas é um projeto muito antigo, que já está totalmente desatualizado. E o projeto atualizado vai para a mão do governador, para que ele possa ir à Conceição do Coité anunciar e realizar essa obra que é um sonho de todos vocês”, afirmou Alex da Piatã em vídeo publicado no seu perfil do Instagram.  

O deputado destacou também a rádio Juá FM que a obra está avaliada em cerca de R$ 30 milhões, o que exige planejamento diante da dimensão territorial da Bahia. “Saímos confiantes de que esse sonho dos moradores será concretizado. Estamos falando de uma rodovia importante para o deslocamento diário de trabalhadores, estudantes e produtores rurais,” frisou.  Conforme o portal Calila Notícias, parceiro do Acorda Cidade, cresce também nas redes sociais a campanha popular #AsfaltaJero, cobrando do Governo da Bahia a pavimentação da rodovia BA-411, trecho que liga o município de Conceição do Coité ao de Ichu, passando pelo povoado Onça e o distrito Juazeirinho. 

Veja vídeo abaixo.
Por Iasmim Santos | Acorda Cidade / AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.