Pista será estendida em 300 metros, conforme licença ambiental. O Aeroporto Governador João Durval Carneiro não recebe voos comerciais desde junho de 2024.
A Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, concedeu uma licença ambiental que autoriza a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Governador João Durval Carneiro. A medida foi publicada na edição de sábado, 19 de julho, do Diário Oficial do Município.
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| Foto: Izinaldo Barreto |
A expansão da pista poderá permitir a operação de voos maiores e mais frequentes, ampliando a capacidade de embarque e desembarque, além de atrair novas rotas comerciais. O investimento também prevê o compromisso com tecnologias mais limpas e com a adequação às normas ambientais federais e estaduais.
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| Desde 30 de junho de 2024, o terminal está sem voos comerciais — Foto: Izinaldo Barreto |
Atualmente, o aeroporto é utilizado apenas para pousos e decolagens de aeronaves particulares, táxis aéreos e unidades de terapia intensiva aérea. "A ideia de ampliação é para que retorne os voos comerciais e que aeronaves de maiores portes possam fazer as suas atuações no aeroporto", destacou a secretária da Semmam, Jaciara Moreira da Costa.
Medidas ambientais
A nova licença mantém a validade da Licença de Operação anterior, emitida em 2020, e estabelece uma série de questões técnicas e ambientais, que deverão ser cumpridas pela administradora do aeroporto para ampliação da pista. Entre as obrigações estão:
- monitoramento da qualidade do ar e dos níveis de ruído;
- implantação de Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO);
- elaboração de Planos de Emergência e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PEAA e PPAA);
- levantamento da fauna urbana na Área de Segurança Aeroportuária (ASA); plano de gestão de resíduos;
- controle do lençol freático e possíveis contaminações;
- inventário florestal e plano de restrição ao uso de aeronaves poluidoras.
Segundo a secretária Jaciara Moreira, a liberação da licença reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade.
"Esse foi o pontapé que faltava para que o desenvolvimento venha com responsabilidade para Feira. Um aeroporto moderno é fundamental para integrar a cidade às principais rotas comerciais", afirmou.
Críticas à estrutura atual
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| Pista será estendida em 300 metros e passará a ter 1.800 metros de comprimento Foto: Izinaldo Barreto |
De acordo com ele, estudos do Laboratório de Transportes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) indicam que o aeroporto pode alcançar até 964 mil passageiros por ano em 2052, se houver infraestrutura adequada.
“Não é verdade que o aeroporto de Feira não tem demanda. O que falta é estrutura para atender a essa demanda. A pista precisa ter 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura para suportar aeronaves maiores", defendeu o professor.
Sena também apontou que o atual pátio só permite duas posições de parada e que a pista de táxi precisa ser reforçada.
Suspensão dos voos
A Azul Linhas Aéreas era a única companhia que operava voos comerciais no terminal. Os voos para Recife começaram em 2022, por meio de uma parceria com o Governo da Bahia, e chegaram a ocorrer cinco vezes por semana. Em maio de 2024, a empresa comunicou que suspenderia as operações a partir de julho, como parte de um ajuste na malha aérea.
Antes disso, em dezembro de 2023, a Voepass Linhas Aéreas já havia encerrado os voos entre Feira de Santana e Salvador. A ocupação média, na época, era de apenas 32%.

















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