O projeto que pretende resgatar o transporte ferroviário ligando as cidades de Salvador e Feira de Santana, em 35 minutos, ainda está sob análise para aprovação do governo
A análise do corredor ferroviário faz parte de um projeto do Ministério dos Transportes, que tem o intuito de reaproveitar os trilhos já existentes. Além desse, outro modal que está engatilhado, e é tido como prioritário para o governo federal é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
A ferrovia deve ter aproximadamente 98 quilômetros de extensão e terá 10 estações, iniciando pela Estação Águas Claras, na capital baiana, onde será instalada a Nova Rodoviária.
A proposta também quer implementar o transporte de carga no estado, com o objetivo de facilitar a chegada dos produtos no Porto de Salvador, que vem sendo discutido pela empresa TIC Bahia.
Conheça os locais de parada da ferrovia Salvador-Feira de Santana
A ferrovia terá 10 paradas, incluindo 8 estações de passageiros e 2 pátios de carga, distribuídas nas seguintes cidades:
- Salvador: Estação Águas Claras (integrada ao metrô, VLT e à nova rodoviária);
- Simões Filho: estação de passageiros;
- CCO/Retroárea Logística: Central de Operações;
- Candeias: estação de passageiros;
- São Sebastião do Passé;
- Santo Amaro;
- Conceição do Jacuípe;
- Feira de Santana: Estações Nóide Cerqueira e Rodoferroviária Contorno.
Interesse do Ministério dos Transportes
A ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um pacote de grandes obras que estão sendo avaliadas pelo Ministério dos Transportes.
Além da linha baiana, também estão em estudo a construção de ferrovias entre os seguintes locais:
- Brasília (DF) e Luziânia (GO);
- Londrina (PR) e Maringá (PR);
- Pelotas (RS) e Rio Grande (RS);
- Fortaleza (CE) e Sobral (CE);
- São Luís (MA) e Itapecuru Mirim (MA).
Por Gabriela Araújo /A Tarde














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