Decisão foi tomada após parecer jurídico da Direção do Rancho e da Comissão Organizadora do Campeonato
O Campeonato Regional do Rancho Sossego em Ichu edição 2025/26 vem sendo um sucesso dentro de campo e como todo grandioso evento as polêmicas tem movimentando os bastidores do certame desde que a bola rolou no dia 28 de setembro no jogo entre Bola & Cerveja e Barroquinha [relembre], ambos da cidade de Tanquinho.
Tudo começou devido o atleta Igor Teles ter se fichado em duas equipes (Bola & Cerveja e Barroquinha) e ter sido eliminado da competição, e a equipe Bola & Cerveja, onde o mesmo atuou na abertura do campeonato, ter sido punida com a perda de três pontos na tabela de classificação, após julgamento realizado pela comissão no dia 04 de outubro.
O QUE ACONTECEU?
Igor Teles que na edição anterior atuou na equipe Bola & Cerveja que inclusive foi campeão na final contra a Barroquinha, teve a sua ficha entregue pelas duas equipes, mas no dia do primeiro jogo ele preferiu atuar no Bola & Cerveja gerando insatisfação por parte da direção de Barroquinha que entrou com protesto pedindo a eliminação do atleta e punição para a equipe Bola & Cerveja.
JULGAMENTO
No dia 04 de outubro a Comissão Organizadora julgou o protesto da equipe Barroquinha e na ocasião ouviu as duas partes.
Versão da equipe Bola & Cerveja – Representado pelo dirigente Sergio Adriano de Jesus, ele alegou que a sua equipe deu entrada primeiro na ficha do referido jogador, se apegando ao Artigo 6º do regulamento alegando que o seu atleta estaria legal.
Versão da equipe Barroquinha – Representado pelo dirigente Ricardo da Silva Ramalho, apegando-se também no Artigo 6º, o mesmo disse que tentou de tudo para que essa situação não se agravasse, ou seja, chegasse a um acordo, no entanto não houve. Inclusive, o mesmo abriria mão do parágrafo único para que o acordo evoluísse. Ele entende que o jogador Igor errou e merece ser punido.
Ainda de acordo com a ATA do julgamento que tivemos acesso, Ricardo disse ainda que por bom senso, não iria querer os pontos para Barroquinha, ou seja, ficariam as duas equipes zeradas, mas Sérgio da outra equipe não aceitou e sugeriu uma punição menor ao atleta Igor sem que ele fosse eliminado, e que não fossem retirados os pontos da tabela.
DECISÃO
Após ouvir as partes se chegou à seguinte conclusão. “A Comissão Organizadora opina pela eliminação do atleta IGOR TELES da competição 2025/26 e pune Bola & Cerveja com a perda dos três pontos da partida, em conformidade com os Artigos 6º e 23 do regulamento, não aplicando a perda dos cinco pontos constantes do parágrafo único”.
BOLA & CERVEJA RECORRE
Insatisfeita com a resultado do julgamento a equipe Bola & Cerveja entrou com recurso dentro do prazo requerendo os pontos de volta. A Direção do Rancho e a Comissão organizadora encaminhou o caso para um parecer jurídico que saiu nesta sexta-feira, 31 de outubro, a saber:
PARECER JURÍDICO
Decisão - Fica decidido conforme parecer do setor jurídico do Rancho Sossego:
- 1) manter os três pontos da equipe Esporte Clube Bola & Cerveja pela partida ocorrida em 28/09/25
- 2) punir o atleta Igor Teles com eliminação do campeonato de 2025/2026
Fundamento
A fundamentação para a decisão segue o artigo sexto que diz: “o atleta que assinar em mais de uma equipe e uma das fichas já tiver dado entrada junto à direção da competição, o mesmo só poderá atuar pela que deu entrada primeiro, ficando proibido de jogar no campeonato, caso não haja um acordo entre as equipes. Se uma equipe utilizar o atleta que a sua Ficha já tenha sido dada entrada primeiro, e não houve acordo com a mesma, a equipe infratora perderá três pontos na tabela e o atleta será automaticamente eliminado, e suspenso da próxima competição”.
Revendo a decisão anterior e após discussão entre os membros da Diretoria, verificou-se que a regra deve ser interpretada tendo em vista o capítulo na qual se encontra inserida (CAPÍTULO 2 CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS) e a intenção do momento em que foi escrita, qual seja: punir o atleta afastando-o da competição, pois, ciente da inscrição anterior, opta por realizar nova inscrição em outra equipe, em prejuízo da integridade do campeonato, afinal as equipes vão, em algum momento, enfrentar-se.
Adota-se aqui a interpretação finalística da norma.
Também se verifica que a prioridade da participação do atleta é pela primeira equipe, ou seja, “aquela que deu entrada primeiro” na inscrição, no caso Bola & Cerveja. Logo, a atuação do jogador Igor Teles na partida de 28/09/2025 não pode ocasionar nenhuma repercussão negativa para tal equipe.
A parte do artigo que fala “Se uma equipe utilizar o atleta que a sua ficha já tenha sido dado entrada primeiro, e não houve acordo com a mesma, a equipe infratora perderá os pontos na tabela e o atleta será automaticamente eliminado, e suspenso da próxima competição”, aplica-se apenas para segunda equipe que inscreve o atleta.
Nessa linha de ideias, os pontos da Bola & Cerveja devem ser mantidos.
Por outro lado, diante da proibição inicial do artigo, ao prever que o jogador “fica proibido de jogar no campeonato, caso não haja um acordo entre as equipes” e a intenção de punir o atleta que comete a infração de assinar duas descrições, impõe-se a permanência da eliminação do atleta Igor Teles da competição deste ano 2005/26.
Em contato com a Direção do Rancho a reportagem teve a informação de que a equipe de Barroquinha alega o não cumprimento do parágrafo único do artigo 6º na decisão final, onde o tal parágrafo diz: “A equipe que colocar atletas irregulares e vencer ou empatar o jogo perderá os três pontos para a equipe adversária e ainda mais cinco pontos em sua pontuação geral. Ainda que a equipe irregular perca a partida e qualquer outra equipe entrar em protesto, a mesma perderá cinco pontos em pontos gerais”. De acordo com Joverlânio (Mião), a decisão do jurídico não anula o julgamento anterior ocorrido no dia 04 de outubro, e que naquela reunião o referido parágrafo havia sido discutido e que o dirigente afirmou que não queria os pontos da partida, sem contar que pelo parecer jurídico, a partida em questão foi realizada de forma legal, tanto que os pontos para Bola & Cerveja foram devolvidos conforme o parecer do setor jurídico.
RODADA DESTE DOMIINGO (02/11)
Neste domingo (02/11) o Campeonato prossegue com mais dois confrontos válidos pelo grupo 3. Às 09:30 o Juventude de Barro Preto faz a sua estreia diante da equipe candealense Rua do Armazém, e logo depois, União de Barra de Ichu enfrenta o Juventus da Melancia de Conceição do Coité.
Todos estão convidados!
Redação Ichu Notícias














Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.